5 mitos comuns sobre cachorros que você não deve acreditar

10/02/2023 às 04:002 min de leitura

Por mais que acreditemos saber bastante sobre nossos amigos e amigas de quatro patas, muitas vezes crescemos sendo bombardeados com tantas informações equivocadas que acabamos acreditando em muita besteira.

Pensando nisso, selecionamos cinco mitos sobre nossos companheiros caninos nos quais você não deve acreditar — e explicamos a verdade por trás de cada um deles.

1. Cada ano canino equivale a 7 anos humanos

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Começando a nossa lista temos um dos mitos mais disseminados e tidos como verdade relacionados a cães: a de que um ano de vida canina é equivalente a sete anos de vida humana. Embora seja inofensiva e não esteja completamente errada, a informação não é correta. Por mais que seja realidade que cachorros envelhecem bem mais rápido do que humanos, essa proporção não se aplica a todos os cãezinhos.

Vários fatores como a raça, o tamanho e até a genética influencia diretamente no cálculo dessa idade proporcional. Como explica a veterinária Jess Trimble, em entrevista à Reader's Digest, "quanto maior o cachorro, mais rápido ele envelhece." Segundo ela, aos 16 anos, um terrier de 4kg pode se comportar como um filhote mesmo tendo 75 a 80 anos humanos. Já um dogue alemão, que pode pesar mais de 50kg, dificilmente chegaria aos 16 anos e seria equivalente a um humano de mais de 130 anos.

2. Alho é ótimo para combater pulgas e carrapatos

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Por pior que possa parecer a infestação de pulgas ou carrapatos no seu cão, aconteça o que acontecer, não acredite neste mito. Alho, na verdade, é um alimento tóxico que pode pôr em risco a vida do pet.

Dar alho para o seu cachorro para eliminar pulgas e carrapatos terá zero efeito nesse sentido e pode causar uma doença séria, chamada anemia hemolítica autoimune (AHAI) e pode ser fatal. Então nunca, jamais dê alho para o seu cãozinho!

Mito 3: Cachorro velho não aprende truque novo

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Embora cães aprendam truques muito mais rápido e fácil quando ainda são filhotes, cachorros adultos também podem ser treinados. Segundo a especialista em comportamento animal Trish McMillan para a Reader's Digest, todo cão pode ser treinado a responder a comandos e fazer truques, desde que sua mente esteja sadia. Porém, ela também esclarece que "cães muito velhos com problemas de visão, audição ou de mobilidade podem não ser tão fáceis de treinar."

4. Rabinho abanando é sinônimo de felicidade

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Nem sempre. A verdade é que depende muito da forma como o rabo do seu cãozinho está se movendo, tanto em relação à direção quanto à velocidade do movimento. É preciso lembrar que cachorros utilizam bastante a linguagem corporal para se comunicar — e abanar o rabo é uma das formas de comunicação mais facilmente identificáveis.

Balançar o rabo rápido e mais para a direita geralmente significa felicidade, enquanto movimentos mais lentos e mais alinhados ao meio sinalizam medo ou insegurança, por exemplo. Além disso, o rabinho levantado e balançando extremamente rápido pode ser sinal de medo e agressividade.

5. Cães comem mato somente quando estão doentes

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Embora não seja totalmente mentira, essa afirmação também entra na lista de mitos porque comer mato não necessariamente significa que seu pet está doente. De fato, é verdade que cachorros comem mato quando estão se sentindo mal porque a grama age como um antiácido natural, ajudando o cão a aliviar eventuais desconfortos na barriguinha.

Mas nem sempre nossas amigas e amigos peludinhos comem mato por motivos de saúde. "Eles podem só gostar do gosto da grama ou ainda estão com fome e querem continuar comendo," afirma a veterinária Lindsay Butzer para a Reader's Digest.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: