Russos falham ao tentar enviar satélite ao espaço [vídeo]
07
Compartilhamentos

Russos falham ao tentar enviar satélite ao espaço [vídeo]

Último Vídeo

De acordo com a SPACE.com, na última sexta-feira (01) um foguete não tripulado russo transportando um satélite de telecomunicações sofreu uma pane mecânica e acabou mergulhando no mar. Segundo a publicação, a falha ocorreu apenas 40 segundos após o lançamento, que teve lugar a partir de uma plataforma flutuante instalada no Oceano Pacífico.

O foguete — chamado Zenit-3SL — de fabricação russo-ucraniana transportava o satélite Intelsat-27 (da Boeing Satellite Inc.). O equipamento era destinado a fornecer serviços de telecomunicações para meios de difusão, agências governamentais e outros clientes da Europa e das Américas — incluindo o Brasil —, e deveria substituir os satélites Intelsat Galaxy 11 e Intelsat 850, que atendem a clientes corporativos da DTH GVT.

Foguete submarino

Apesar da destruição do satélite, a Intelsat garantiu que os demais equipamentos que ainda estão em funcionamento devem continuar operando como de costume. Entretanto, a perda do Intelsat-27 é bastante significativa, pois o equipamento havia sido fabricado para operar na banda C e Ku, além da banda UHF para aplicações militares.

As causas da pane ainda estão sendo investigadas, mas acabam se somando a uma série de outros problemas com foguetes de fabricação russa ocorridos nas últimas décadas, principalmente relacionados a lançamentos frustrados para o transporte de satélites.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.