Ciência
25/07/2013 às 05:33•1 min de leitura
Um acidente brutal com um trem a caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, na noite da última quarta-feira, dia 24, deixou 78 mortos até o momento e centenas de feridos, muitos em estado crítico.
Duzentos e dezoito passageiros iam de Madri para Santiago para celebrar o Dia da Galícia, um importante festival cristão, que ocorreria na cidade no dia seguinte. O trem que levava os visitantes descarrilou em uma curva e tombou, provocando a colisão entre oito vagões de passageiros. A festividade foi cancelada tendo em vista a dimensão da tragédia.
Esse é o pior acidente com trem na Espanha nas últimas quatro décadas. Imagens registradas por uma câmera de segurança mostram o momento exato do acidente, e é possível ver a força do impacto e o choque entre os carros de passageiros.
O trem viajava a uma velocidade duas vezes maior do que o limite estabelecido para aquela rota, e ao entrar na curva acentuada A Grandeira, na zona urbana de Santiago de Compostela, saiu dos trilhos. A velocidade máxima permitida para essa via é de 90 km/h e o trem se acidentou a 190 km/h.