5 insetos com verdadeiros superpoderes

15/07/2018 às 03:002 min de leitura

Já trouxemos para vocês aqui no Mega Curioso matérias sobre insetos sinistros, a respeito de por que os mosquitos não podem desaparecer do planeta — caso você seja um chocólatra incorrigível —, e até sobre estudos que defendem que os humanos deveriam adotar uma dieta mais rica nessas criaturas.

No entanto, você sabia que existem insetos com verdadeiros superpoderes, capazes de surpreender até aqueles morrem de medo desses animais? O pessoal do site ListVerse publicou um interessante artigo sobre esses invertebrados, e você pode conferir a nossa seleção na lista a seguir:

1 – Poder: resistência ao frio

Fonte da imagem: Reprodução/ListVerse

Os mosquitos acima — da família Chironomidae — são conhecidos por serem extremamente resistentes ao frio. Esses insetos passam boa parte de suas vidas na forma de larvas, alimentando-se de micróbios e algas em ambientes com temperaturas que muitas vezes ficam abaixo de zero.

2 – Poder: resistência antirradiação

Fonte da imagem: Reprodução/ListVerse

Já falamos por aqui sobre algumas vespas curiosas, e não é que existe uma espécie super-resistente à radiação? Pertencente à família Braconidae, a vespa parasitoide da imagem pode sobreviver a até 180 mil rads — doses de radiação absorvida —, enquanto que os humanos só conseguem aguentar até mil rads.

3 – Poder: comunicação em código

Fonte da imagem: Reprodução/ListVerse

Você sabia que os vaga-lumes se comunicam através de sinais emitidos por suas “luzinhas”? Segundo o site ListVerse, embora os pesquisadores ainda não consigam decifrar o que o sinais significam — nem como é que esses insetos controlam a sua emissão —, sabe-se que eles são utilizados para a comunicação, especialmente durante o acasalamento.

4 – Poder: supervelocidade

Fonte da imagem: Reprodução/ListVerse

Os gafanhotos-do-deserto, além de serem responsáveis por gigantescas perdas agrícolas em diversas partes do planeta, também são conhecidos como um dos insetos mais rápidos do mundo, chegando a se deslocar entre as plantações com velocidades de mais de 30 quilômetros por hora.

5 – Poder: supermobilidade

Fonte da imagem: Reprodução/ListVerse

Quem diria que o louva-a-deus era capaz de girar a cabeça 360°? Apesar de não contar com um sistema ocular muito eficiente — seus olhos ficam posicionados a 180° um do outro, dificultando a visualização do ambiente —, seu pescoço-periscópio permite que esse inseto fique sempre alerta sobre possíveis presas e predadores que possam estar por perto.

*Publicado originalmente em 29/07/2013.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: