Mais 7 criaturas estranhas que você provavelmente desconhece

03/08/2019 às 11:003 min de leitura

Você já deve ter percebido que nós aqui do Mega Curioso somos fãs de animais, sejam eles bizarros, supercoloridos, delinquentes, barulhentos ou até mesmo mortais. E entre os incontáveis bichinhos que existem por aí, é normal encontrarmos criaturas curiosas e pouco conhecidas. Aliás, já publicamos uma matéria sobre espécies que se encaixam nessa descrição, mas decidimos enriquecer o nosso acervo com mais uma seleção.

Portanto, caro leitor, a seguir você pode conferir uma lista com mais sete criaturas estranhas que você provavelmente desconhece, e sobre as quais você pode opinar logo mais nos comentários:

1 – Tatu-rosa

Fonte da imagem: Reprodução/Wikipédia

Esse curioso tatu-rosa — da espécie Chlamyphorus truncatus — é um dos mamíferos mais raros do mundo. Nativo da Argentina, ele é conhecido por lá como pichiciego-menor e, além de permanecer em sua toca a maior parte do dia, este tatu de aproximadamente 10 centímetros de comprimento se alimenta principalmente de insetos, larvas e raízes de plantas.

2 – Pernalonga

Fonte da imagem: Reprodução/Bored Panda

Se você não viu um animal desses antes, certamente já deve ter ouvido falar dele. Trata-se do lobo-guará, e esse aí da foto foi flagrado em um ângulo no qual aparenta ter patinhas extralongas. De qualquer forma, esses animais não são tão baixinhos assim, pois podem chegar a medir 1 metro de altura. O lobo-guará é nativo aqui da América do Sul, está ameaçado de extinção e, ao contrário de outras espécies de lobos, não forma alcateias e costuma viver só.

3 – Pobrezinho

Fonte da imagem: Reprodução/Bored Panda

Vai dizer que o pobre animal da foto não é feio de doer, coitado! Conhecido como rato-toupeira-pelado, o Heterocephalus glaber pode ser encontrado em algumas regiões da África, e é uma espécie de roedor que raramente sai à superfície. Contudo, para compensar a má aparência, os ratos-toupeira têm alguns superpoderes: pesquisas apontaram que eles são resistentes à dor, à ação de vários produtos químicos, ao câncer e até ao fogo!

4 – Híbrido

Fonte da imagem: Reprodução/Bored Panda

Reparou como o animal acima parece ser uma mistura de gazela com antílope e girafa? Nativo de regiões áridas da África, o Litocranius walleri — ou gazela-girafa — também é conhecido como “swala twiga” e “gerenuk”, e a característica mais curiosa desses animais, como você mesmo viu, é o pescoço excepcionalmente longo e a pequena cabeça.

5 – Beija-flor

Fonte da imagem: Reprodução/Wikipédia

A mariposa acima — da espécie Macroglossum stellatarum — pode ser encontrada em várias partes do mundo, e o aspecto mais interessante sobre ela é o comportamento semelhante ao de beija-flores na hora de se alimentar. Aliás, até o zumbido que elas produzem com suas asas é parecido ao das aves e, assim como elas, as M. stellatarum também se alimentam de plantas.

6 – “Gachorro”

Fonte da imagem: Reprodução/Wikipédia

Você se lembra do filme de animação Madagascar? Na trama, o animal mais temido pela turminha de lêmures que habita a ilha são as ferozes fossas. Na vida real, elas realmente são os maiores carnívoros que vivem no local e sua dieta consiste principalmente desses bichinhos. O curioso sobre as fossas — Cryptoprocta ferox — é a aparência que lembra uma mistura de gato com cachorro, já que possuem focinho de cão e corpo de felino.

7 – Mangas bufantes

Fonte da imagem: Reprodução/Wikipédia

Conhecido popularmente como caranguejo-yeti — em homenagem ao Abominável Homem das Neves —, o Kiwa hirsuta foi descoberto no Pacífico sul em 2005, e costuma habitar regiões profundas próximas a fontes hidrotermais. E, além das garras “peludas” e cobertas de bactérias, outra peculiaridade sobre esses crustáceos é o fato de não ter olhos.  

*Publicado originalmente em 05/02/2014.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: