Ciência
17/09/2015 às 14:02•2 min de leitura
Você sabe exatamente quantos dedos possui um gatinho? Normalmente, apenas 18: cinco em cada patinha dianteira e quatro nas traseiras. Entretanto, é relativamente comum que algum filhote nasça com polidactlia, ou seja, com alguns dedinhos a mais.
Você conhece algum gato com dedinhos extras nas patas? Comente no Fórum do Mega Curioso
Mas não se assuste! Isso é bem normal! Ainda que não traga nenhum benefício ao gato, os dedos extras podem ter o seu charme. Abaixo, listamos 7 características da polidactilia felina:
A polidactilia é uma mutação genética causada por um gene dominante. Ou seja, se um dos papais-gato tiver essa alteração, a probabilidade de seus filhotes nascerem com a mesma condição é de quase 50%.
A chance dos filhotes de um gato com polidactilia nascerem com a mesma condição é de quase 50%
O fato de seu gatinho possuir mais dedos que os demais felinos não deve ser encarado com muita preocupação. A polidactilia não causa nenhum malefício à saúde dele – mas também não traz nenhum benefício, dando inclusive mais trabalho na hora de aparar suas unhas.
Entretanto, outra condição pode causar essa anomalia: a hipoplasia radial. Nesse caso, é bom procurar um veterinário, já que as duas patinhas dianteiras podem nascer com problemas de formação ou torcidas.
Os gatos polidáctilas estão espalhados por todo o globo. Porém, existe uma concentração maior deles na Inglaterra e no País de Gales, e também na região leste dos Estados Unidos e do Canadá.
Algumas pessoas até gostam que seus felinos possuam um dedo extra, já que isso os torna diferentes e especiais. Assim, existe “mais gato” para ser amado.
"Tem mais de mim para você amar, humano"
Os gatos com dedos extras eram vistos com bons olhos nos navios, ganhando o apelido de “gatos ciganos”. Os marinheiros acreditavam que esses animaizinhos tinham um equilíbrio maior na embarcação por serem seres superiores.
No Guinnes Book, o gatinho recordista em polidactilia possuía 28 dedos! Eram sete em cada patinha, com garra, “almofadinha” e estrutura óssea!
Na década de 1930, o escritor norte-americano Ernest Hemingway ganhou uma gatinha polidáctila de um marinheiro chamado Stanley Dexter. O autor era apaixonado por esses animais peludinhos e deu o nome de Branca de Neve à sua “filha”.
Atualmente, existem cerca de 50 descendentes de Branca de Neve vivendo na casa de Hemingway, que virou museu. Eles recebem tratamento veterinário regularmente e são tratados como tesouros históricos.
Hemingway adorava gatos e ganhou uma "filha" com polidactilia de um amigo
Você já teve algum gato com polidactilia, caro leitor? Achava ele especial por isso? Conte-nos como foi sua experiência!