Salamandra de 50 kg e 200 anos é encontrada na China [vídeo]
31
Compartilhamentos

Salamandra de 50 kg e 200 anos é encontrada na China [vídeo]

Último Vídeo

As salamandras fazem parte dos caudados, que possuem mais de 500 espécies diferentes. A maioria, entretanto, é de espécimes bem pequenos. Porém, na semana passada, alguns pesquisadores encontraram o exemplar do vídeo acima, que possui mais de 50 kg e 1,5 metro de comprimento!

A “bichinha” foi encontrada em uma caverna em Chongqing, na China, sendo a maior vista no país neste último século. Ela se trata de uma salamandra-gigante, que realmente podem chegar a quase 2 metros de comprimento, mas raramente isso acontece. Os pesquisadores acreditam que o isolamento favoreceu o anfíbio acima. Eles acham que ela tenha mais de 200 anos e por isso chegou a esse tamanho todo.

Para piorar sua condição, a carne da salamandra-gigante é considerada uma iguaria na China, o que faz com que muitos caçadores pratiquem a captura ilegal da espécie. Além da carne, atribui-se propriedades de cura à pele do animal, que poderiam melhorar a pele de outro animal, o humano.

Fofurinha pré-histórica

As salamandras-gigantes estão na Terra há mais de 170 milhões de anos, tendo “convivido” com os dinossauros! Só isso já justificaria essa recente descoberta. Na China, elas são chamadas de “wa wa yu” – algo como “peixe-bebê”, já que fazem barulhos semelhantes ao choro de um recém-nascido.

Apesar de ter ficado na natureza por mais de 200 anos, é bem improvável que a espécime volte a viver solta por aí. Atualmente, ela está em uma piscina em um centro de pesquisas, onde passará por mais alguns testes científicos. Depois disso, deverá ser levado para algum lugar de preservação.

***

Você já comeu alguma salamandra? Comente no Fórum do Mega Curioso

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.