publicidade

Mais de 1,4 mil cidades dos EUA podem ser inundadas até 2100

01/08/2013 às 12:022 min de leitura

Apesar do ceticismo de alguns, existem muitas evidências de que a espécie humana está causando mudanças radicais no clima do planeta. Com maior índice de evaporação, por exemplo, os mares estão ficando mais salgados. A situação é preocupante e, para muitos, esse aumento da temperatura será capaz até mesmo de criar novas formas de vida.

Como se não bastasse, a NASA declarou recentemente que o ano de 2012 foi o nono ano mais quente desde 1980. E a não ser que você faça parte do grupo de milionários que pretende construir um arquipélago artificial para escapar do aquecimento global, é bom começar a se preparar para o pior.

De acordo com o especialista em impactos do clima, Dr. Benjamin Strauss, os gases responsáveis pelo efeito estufa acabaram “agendando” um efeito nada agradável para o futuro: o aumento de cerca de 1,3 metro do nível do mar, suficiente para inundar 316 cidades da costa norte-americana e atingir 3,6 milhões de pessoas, daqui 50 anos.

Previsões para o fim do século

As previsões do pesquisador se baseiam em um estudo publicado recentemente pela revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS) e que estima, com base em cálculos e observações, que o nível do mar pode subir 1,2 metro para cada 0,5 ºC a mais provocado pelo excesso de gás carbônico.

A partir disso, o Dr. Strauss combinou as taxas atuais de emissão de carbono e dados fornecidos por outros projetos de monitoramento do clima, com o Climate Change`s Surging Seas, e chegou a conclusões mais assustadoras.

Ao continuar com o cálculo e projetar a situação para daqui cem anos, o pesquisador percebeu que a inundação afetaria 1,4 mil cidades norte-americanas e 18 milhões de pessoas. Porém, caso algumas medidas sejam tomadas e a emissão de gases nocivos ao clima controlados, “apenas” 555 seriam inundadas.

Vale a pena lembrar que essas são projeções simples e que a realidade é muito mais complexa. O estudo, por exemplo, não leva em conta as tecnologias de engenharia que poderiam ser empregadas para evitar as inundações, sendo baseado apenas na elevação dessas regiões.

Imagem

Últimas novidades em Ciência

publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: