Ciência
17/11/2016 às 10:21•2 min de leitura
De origem desconhecida, esta esfera é considerada o globo terrestre mais antigo já produzido. A gravura, feita com base nas descobertas das Grandes Navegações do século 16, foi fixada em um ovo de avestruz na primeira década de 1500.
(Reprodução/Bored Panda)
Escavações feitas em um castelo na Áustria levaram arqueólogos a encontrarem diversas roupas confeccionadas no século 15, entre elas uma peça bastante semelhante aos modernos sutiãs. A descoberta ajudou especialistas na investigação das origens do nosso moderno vestuário.
(Reprodução/Bored Panda)
Da remota ilha de Baffin, no Canadá, vêm os óculos de sol mais antigos já descobertos. Feitos com o marfim de morsas, eles eram utilizados pelos esquimós para reduzir o intenso brilho do sol refletido na neve.
(Reprodução/Bored Panda)
No século 19, foi encontrado no Egito este par de meias de lã, provavelmente usado com sandálias. Estima-se que ele tenha sido produzido entre 300 e 499 d.C.
(Reprodução/Bored Panda)
Em Éfeso, antigo assentamento humano localizado no atual território da Turquia, foi descoberta uma latrina construída há cerca de 2 mil anos. Abaixo dos assentos, canais artificiais levavam os excrementos até um rio localizado a alguns metros de distância.
(Reprodução/Bored Panda)
Vem do oeste da China o mais velho par de calças já feito pela humanidade. Sua datação é estimada em 3,3 mil anos.
(Reprodução/Bored Panda)
Arqueólogos descobriram em uma caverna da Armênia – país do oeste asiático – o sapato mais antigo do mundo, com cerca de 5,5 mil anos. Graças ao excesso de esterco de ovelhas, ele se manteve bem conservado ao longo dos últimos milênios.
(Reprodução/Bored Panda)
Uma receita de cerveja produzida pelo povo sumério – civilização que habitava o sul da Mesopotâmia (atual território do Iraque) – é considerada a mais antiga receita já encontrada. O modo de preparo da bebida foi registrado em uma tábua por volta de 3 mil a.C.
(Reprodução/Bored Panda)
Feita de marfim de mamute, esta peça é considerada a mais antiga escultura de uma figura humana já produzida. Descoberta no interior de uma caverna na Alemanha em 2008, esta representação de um corpo feminino, chamada de Vênus de Hohle, é tão pequena que cabe na palma de uma mão.
(Reprodução/Bored Panda)