53
Compartilhamentos

9 dos objetos mais antigos da humanidade

1. Globo terrestre (510 anos)

De origem desconhecida, esta esfera é considerada o globo terrestre mais antigo já produzido. A gravura, feita com base nas descobertas das Grandes Navegações do século 16, foi fixada em um ovo de avestruz na primeira década de 1500.

(Reprodução/Bored Panda)

2. Sutiã (600 anos)

Escavações feitas em um castelo na Áustria levaram arqueólogos a encontrarem diversas roupas confeccionadas no século 15, entre elas uma peça bastante semelhante aos modernos sutiãs. A descoberta ajudou especialistas na investigação das origens do nosso moderno vestuário.

(Reprodução/Bored Panda)

3. Óculos de sol (800 anos)

Da remota ilha de Baffin, no Canadá, vêm os óculos de sol mais antigos já descobertos. Feitos com o marfim de morsas, eles eram utilizados pelos esquimós para reduzir o intenso brilho do sol refletido na neve.

(Reprodução/Bored Panda)

4. Par de meias (1,5 mil anos)

No século 19, foi encontrado no Egito este par de meias de lã, provavelmente usado com sandálias. Estima-se que ele tenha sido produzido entre 300 e 499 d.C. 

(Reprodução/Bored Panda)

5. Os primórdios do vaso sanitário (2 mil anos)

Em Éfeso, antigo assentamento humano localizado no atual território da Turquia, foi descoberta uma latrina construída há cerca de 2 mil anos. Abaixo dos assentos, canais artificiais levavam os excrementos até um rio localizado a alguns metros de distância.  

(Reprodução/Bored Panda)

6. Par de calças (3,3 mil anos)

Vem do oeste da China o mais velho par de calças já feito pela humanidade. Sua datação é estimada em 3,3 mil anos.

(Reprodução/Bored Panda)

7. Sapato de couro (5,5 mil anos)

Arqueólogos descobriram em uma caverna da Armênia – país do oeste asiático – o sapato mais antigo do mundo, com cerca de 5,5 mil anos. Graças ao excesso de esterco de ovelhas, ele se manteve bem conservado ao longo dos últimos milênios. 

(Reprodução/Bored Panda)

8. A receita mais antiga (6 mil anos)

Uma receita de cerveja produzida pelo povo sumério – civilização que habitava o sul da Mesopotâmia (atual território do Iraque) – é considerada a mais antiga receita já encontrada. O modo de preparo da bebida foi registrado em uma tábua por volta de 3 mil a.C.

(Reprodução/Bored Panda)

9. A mais antiga representação do corpo humano (35-40 mil anos)

Feita de marfim de mamute, esta peça é considerada a mais antiga escultura de uma figura humana já produzida. Descoberta no interior de uma caverna na Alemanha em 2008, esta representação de um corpo feminino, chamada de Vênus de Hohle, é tão pequena que cabe na palma de uma mão.

(Reprodução/Bored Panda)

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.

Comentários

Você já percebeu que passamos por algumas mudanças por aqui, né? Uma delas é melhorar também o nosso campo de comentários - e nada melhor do que você, nosso leitor, para nos ajudar e garantir que a gente esteja no caminho certo. Substituímos temporariamente nossos comentários por uma pesquisa rápida para implementarmos mais uma melhoria. Como você acredita que nossa interação pode ser mais próxima aqui?

CLIQUE AQUI PARA RESPONDER