Templo de Kukulkan esconde 2 pirâmides em seu interior

21/11/2016 às 13:482 min de leitura

A famosa pirâmide de Kukulkan, no sítio arqueológico de Chichén Itzá, no México, foi construída como se fosse uma daquelas bonecas russas: os arqueólogos descobriram que existem duas pirâmides menores em seu interior! A primeira construção interna já é conhecida desde a década de 1930, mas agora uma outra, ainda menor, foi descoberta pelos pesquisadores.

Os cientistas estão pesquisando se essa nova descoberta é a última da “boneca russa piramidal” ou se existem novas estruturas no interior da pequena pirâmide. A Kukulkan está localizada na península de Yucatán e foi construída, provavelmente, entre os séculos 9 e 12. Além disso, ela contém 364 degraus – um para cada dia do ano, de acordo com o calendário maia.

Ainda na década de 1930, os arqueólogos desvendaram vários segredos de Kukulkan, incluindo uma enorme pirâmide interna. Eles ainda acharam uma câmara de sacrifícios e as estátuad de um jaguar e de um chacmool – figura bastante conhecida do folclore maia. A nova descoberta foi possível através de uma tomografia não invasiva e tridimensional feita através de resistividade elétrica.

Imagem mostra as camadas da pirâmide

Piramiception

A nova estrutura parece estar sobre um buraco repleto de água, chamado de cenote. Essa cavidade foi descoberta pelos arqueólogos no ano passado, mas ainda não se sabe se os maias tinham conhecido desse reservatório quando construíram a primeira das pirâmides. Tudo leva a crer que eles tinham esse conhecimento, já que uma coincidência seria muito improvável nesse caso.

O que leva os pesquisadores a essa conclusão é o fato de a “nova” pirâmide não estar localizada exatamente no centro de Kukulkan: ela está justamente sobre o cenote. Para ajudar, Kukulkan era um deus da água, então é bastante provável que a primeira estrutura tenha sido feita sobre o buraco com água por algum motivo bastante específico.

A equipe sugere que a primeira construção ocorreu entre os anos 550 e 800. A segunda pirâmide, que revestiu a anterior, teria sido construída entre os anos 800 e 1000. Já a última construção, visível nos dias de hoje, foi feita entre 1050 e 1300. Futuras pesquisas devem precisar ainda mais essas datas e descobrir novos segredos que permanecem ocultos no interior das pirâmides.

Pirâmide foi eleita uma das 7 novas maravilhas do mundo

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: