Seja o primeiro a compartilhar

5 formas de se manter ativo em casa durante quarentena

Em meio à pandemia do novo coronavírus, causador da COVID-19, as pessoas estão sendo orientadas para permanecer em casa, pois essa atitude ajuda a reduzir o número de infectados. A França, por exemplo, já instituiu uma multa para quem for pego fora de casa sem necessidade durante o período de quarentena.

No Brasil, muitas empresas já adotaram o regime de home office e mandaram seus colaboradores para casa a fim de impedir o aumento de contágio. A recomendação partiu do Ministério Público do Trabalho (MPT) e do Ministério da Saúde.

Se você faz parte do grupo dos isolados conscientes ou compulsórios, confira algumas dicas que podem ajudar na manutenção de uma rotina mais animada, social e saudável mesmo sem sair de casa.

Assista Netflix com os amigos

Assistir a filmes e séries é uma das coisas mais óbvias a se fazer quando estamos com tempo livre em casa. No entanto, a atividade pode ficar muito mais divertida e interativa se você compartilhar o momento com seus amigos e familiares.

A Netflix Party é uma extensão para o Chrome que permite a indivíduos acompanharem o streaming de seus programas prediletos do serviço em sincronia com outras pessoas que estejam longe. É possível dar o play no conteúdo escolhido ao mesmo tempo que outra pessoa também está iniciando a transmissão, além de bater-papo em tempo real via chat.

Netflix

Visite museus, galerias e pontos turísticos sem sair de casa

O Google mantém um projeto em colaboração com diversos museus ao redor do mundo e usa a tecnologia do Street View para oferecer visitas virtuais a algumas das maiores galerias de arte. O Google Arts & Culture já trabalhou em parceria com mais de 1,2 mil museus, galerias e instituições de 70 países para disponibilizar exposições online gratuitamente. Você pode visitar as principais exposições, ver obras de arte por meio de zoom, navegar por histórias, fotos, vídeos e manuscritos.

Além disso, locais como a Galeria Nacional de Arte de Washington; o Museu Metropolitano de Nova Iorque (The MET); o Louvre, em Paris; o Museu do Vaticano; e o Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS) também oferecem suas próprias tours virtuais para quem quiser conhecer seus acervos.

Mas se você quiser ver a situação do mundo em tempo real, pode optar por sites como o EarthCam, que traz imagens de câmeras ao vivo de diversos locais ao redor do globo. Dá para acompanhar o pôr do sol na Jamaica, ver as super ondas do Havaí ou a Torre Eiffel sem o mar de turistas que a cercam.

Foco, força e fé nos treinos

O governador João Doria decretou, na quarta-feira (18), o fechamento de academias de ginástica na Grande SP. Elas devem ter as operações encerradas até o próximo domingo (22). No entanto, é importante que as pessoas se exercitem com regularidade para manter uma rotina saudável, mesmo que estejam em casa.

A rede de academias Smart Fit resolveu amparar seus mais de 2,3 milhões de clientes durante a pandemia. Aqueles que aderiram ao isolamento ou simplesmente não querem se expor nos estabelecimentos fitness, agora contam com uma série de treinos de até 30 minutos. Exercícios de musculação, hipertrofia, emagrecimento e funcionais estão disponíveis no site da Smart Fit e, em breve, aulas de dança do FitDance e da Les Mills também serão disponibilizadas no site.

Outra dica é o aplicativo Nike Training Club (NTC), que traz treinos elaborados por treinadores do time da Nike oferecendo opções de exercícios que usam apenas o peso corporal até treinos com equipamento completo. São mais de 190 treinos gratuitos de força, resistência, yoga e mobilidade. As sessões variam entre 15 e 45 minutos, e o app NTC está disponível para Android e iOS.

Nike Training Club App (NTC)

Faça cursos gratuitos online

Uma série de sites já oferecem cursos gratuitos online que podem ser uma mão na roda para quem quer aproveitar o tempo da quarentena para aprender coisas novas ou aprofundar-se em algum tema.

Udemy é uma das empresas que oferece cursos pagos e gratuitos na internet. Para encontrar as opções de disponíveis gratuitamente na plataforma, basta realizar a pesquisa pelo tema do seu interesse e, em seguida, clicar na opção "Todos os filtros". Na coluna de preço, selecione a opção "Gratuito".

Cursos gratuitos na UdemyComo encontrar cursos gratuitos na Udemy

Outros sites como o Educa+ Brasil e o IPED também reúnem diversos cursos gratuitos e online para quem quiser aprender enquanto está em casa.

Streaming de shows ao vivo

Shows, festivais e outros espetáculos foram cancelados em todo o mundo por conta do novo coronavírus. No entanto, muitos artistas não quiseram deixar seu público na mão e anunciaram apresentações ao vivo via streaming.

Confira a lista com algumas iniciativas já confirmadas para todos os gostos musicais:

  • O evento Escadaria do Jazz, do Bixiga (SP), fará uma transmissão ao vivo nesta quarta-feira (18) às 20h com os artistas Anette Camargo e Libero Dietrich.
  • A hashtag #TogetherAtHome traz conteúdo dos cantores John Legend e Chris Martin, do Coldplay, para as redes sociais.
  • #EuFicoEmCasa é um festival online que traz shows (com cerca de 30 minutos cada) de mais de 70 artistas em lives transmitidas nos perfis de redes sociais.
  • Para quem curte um indie rock, Ben Gibbard transmitirá um show no YouTube da banda Death Cab For Cutie.
  • Miley Cyrus criou uma série chamada BrightMinds e está transmitindo no seu perfil do Instagram.
  • Charlie Puth também fará uma transmissão ao vivo na sua página do Instagram no dia 18/03.
  • Bruce Springsteen compartilhou seu show ao vivo no Hyde Park.
  • A cantora Teresa Cristina também está fazendo lives especiais para quem está de quarentena por meio da sua conta no Twitter. Na quarta-feira (18), um especial Paulinho Da Viola já está agendado.
  • Leoni está usando seu canal no YouTube para transmitir shows especiais ao vivo.
  • Paulo Miklos conta com a ajuda dos fãs para criar seu repertório online no Facebook.

5 formas de se manter ativo em casa durante quarentena via TecMundo

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.

Comentários

Você já percebeu que passamos por algumas mudanças por aqui, né? Uma delas é melhorar também o nosso campo de comentários - e nada melhor do que você, nosso leitor, para nos ajudar e garantir que a gente esteja no caminho certo. Substituímos temporariamente nossos comentários por uma pesquisa rápida para implementarmos mais uma melhoria. Como você acredita que nossa interação pode ser mais próxima aqui?

CLIQUE AQUI PARA RESPONDER