5 formas de se manter ativo em casa durante quarentena

19/03/2020 às 03:004 min de leitura

Em meio à pandemia do novo coronavírus, causador da COVID-19, as pessoas estão sendo orientadas para permanecer em casa, pois essa atitude ajuda a reduzir o número de infectados. A França, por exemplo, já instituiu uma multa para quem for pego fora de casa sem necessidade durante o período de quarentena.

No Brasil, muitas empresas já adotaram o regime de home office e mandaram seus colaboradores para casa a fim de impedir o aumento de contágio. A recomendação partiu do Ministério Público do Trabalho (MPT) e do Ministério da Saúde.

Se você faz parte do grupo dos isolados conscientes ou compulsórios, confira algumas dicas que podem ajudar na manutenção de uma rotina mais animada, social e saudável mesmo sem sair de casa.

Assista Netflix com os amigos

Assistir a filmes e séries é uma das coisas mais óbvias a se fazer quando estamos com tempo livre em casa. No entanto, a atividade pode ficar muito mais divertida e interativa se você compartilhar o momento com seus amigos e familiares.

A Netflix Party é uma extensão para o Chrome que permite a indivíduos acompanharem o streaming de seus programas prediletos do serviço em sincronia com outras pessoas que estejam longe. É possível dar o play no conteúdo escolhido ao mesmo tempo que outra pessoa também está iniciando a transmissão, além de bater-papo em tempo real via chat.

Netflix

Visite museus, galerias e pontos turísticos sem sair de casa

O Google mantém um projeto em colaboração com diversos museus ao redor do mundo e usa a tecnologia do Street View para oferecer visitas virtuais a algumas das maiores galerias de arte. O Google Arts & Culture já trabalhou em parceria com mais de 1,2 mil museus, galerias e instituições de 70 países para disponibilizar exposições online gratuitamente. Você pode visitar as principais exposições, ver obras de arte por meio de zoom, navegar por histórias, fotos, vídeos e manuscritos.

Além disso, locais como a Galeria Nacional de Arte de Washington; o Museu Metropolitano de Nova Iorque (The MET); o Louvre, em Paris; o Museu do Vaticano; e o Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS) também oferecem suas próprias tours virtuais para quem quiser conhecer seus acervos.

Mas se você quiser ver a situação do mundo em tempo real, pode optar por sites como o EarthCam, que traz imagens de câmeras ao vivo de diversos locais ao redor do globo. Dá para acompanhar o pôr do sol na Jamaica, ver as super ondas do Havaí ou a Torre Eiffel sem o mar de turistas que a cercam.

Foco, força e fé nos treinos

O governador João Doria decretou, na quarta-feira (18), o fechamento de academias de ginástica na Grande SP. Elas devem ter as operações encerradas até o próximo domingo (22). No entanto, é importante que as pessoas se exercitem com regularidade para manter uma rotina saudável, mesmo que estejam em casa.

A rede de academias Smart Fit resolveu amparar seus mais de 2,3 milhões de clientes durante a pandemia. Aqueles que aderiram ao isolamento ou simplesmente não querem se expor nos estabelecimentos fitness, agora contam com uma série de treinos de até 30 minutos. Exercícios de musculação, hipertrofia, emagrecimento e funcionais estão disponíveis no site da Smart Fit e, em breve, aulas de dança do FitDance e da Les Mills também serão disponibilizadas no site.

Outra dica é o aplicativo Nike Training Club (NTC), que traz treinos elaborados por treinadores do time da Nike oferecendo opções de exercícios que usam apenas o peso corporal até treinos com equipamento completo. São mais de 190 treinos gratuitos de força, resistência, yoga e mobilidade. As sessões variam entre 15 e 45 minutos, e o app NTC está disponível para Android e iOS.

Nike Training Club App (NTC)

Faça cursos gratuitos online

Uma série de sites já oferecem cursos gratuitos online que podem ser uma mão na roda para quem quer aproveitar o tempo da quarentena para aprender coisas novas ou aprofundar-se em algum tema.

Udemy é uma das empresas que oferece cursos pagos e gratuitos na internet. Para encontrar as opções de disponíveis gratuitamente na plataforma, basta realizar a pesquisa pelo tema do seu interesse e, em seguida, clicar na opção "Todos os filtros". Na coluna de preço, selecione a opção "Gratuito".

Cursos gratuitos na UdemyComo encontrar cursos gratuitos na Udemy

Outros sites como o Educa+ Brasil e o IPED também reúnem diversos cursos gratuitos e online para quem quiser aprender enquanto está em casa.

Streaming de shows ao vivo

Shows, festivais e outros espetáculos foram cancelados em todo o mundo por conta do novo coronavírus. No entanto, muitos artistas não quiseram deixar seu público na mão e anunciaram apresentações ao vivo via streaming.

Confira a lista com algumas iniciativas já confirmadas para todos os gostos musicais:

  • O evento Escadaria do Jazz, do Bixiga (SP), fará uma transmissão ao vivo nesta quarta-feira (18) às 20h com os artistas Anette Camargo e Libero Dietrich.
  • A hashtag #TogetherAtHome traz conteúdo dos cantores John Legend e Chris Martin, do Coldplay, para as redes sociais.
  • #EuFicoEmCasa é um festival online que traz shows (com cerca de 30 minutos cada) de mais de 70 artistas em lives transmitidas nos perfis de redes sociais.
  • Para quem curte um indie rock, Ben Gibbard transmitirá um show no YouTube da banda Death Cab For Cutie.
  • Miley Cyrus criou uma série chamada BrightMinds e está transmitindo no seu perfil do Instagram.
  • Charlie Puth também fará uma transmissão ao vivo na sua página do Instagram no dia 18/03.
  • Bruce Springsteen compartilhou seu show ao vivo no Hyde Park.
  • A cantora Teresa Cristina também está fazendo lives especiais para quem está de quarentena por meio da sua conta no Twitter. Na quarta-feira (18), um especial Paulinho Da Viola já está agendado.
  • Leoni está usando seu canal no YouTube para transmitir shows especiais ao vivo.
  • Paulo Miklos conta com a ajuda dos fãs para criar seu repertório online no Facebook.

5 formas de se manter ativo em casa durante quarentena via TecMundo

Fonte
Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: