De novo! Arqueólogos encontram catacumba cheia de múmias no Egito
3.975
Compartilhamentos

De novo! Arqueólogos encontram catacumba cheia de múmias no Egito

Equipe MegaCurioso
Último Vídeo

Você reparou que descobriram um monte de coisas legais no Egito nos últimos meses? Teve a estátua de um faraó — possivelmente de Ramsés II — que foi achada em um poço lamacento no Cairo, as ruínas de uma pirâmide na Necrópole de Dahshur e uma tumba cheia de múmias e artefatos em Luxor — e isso só entre março e abril! Pois os arqueólogos devem estar fazendo algum tipo de força-tarefa por lá, porque mais uma descoberta acaba de ser anunciada.

De acordo com Owen Jarus, do site Live Science, desta vez, os arqueólogos encontraram uma catacumba repleta de múmias em Tuna el-Gebel, uma antiga necrópole situada a cerca de 10 quilômetros a oeste de el-Ashmunein, na província de Menia. O time estava explorando os corredores desse antigo cemitério quando se depararou com inúmeros corredores contendo múmias e mais múmias.

Catacumba esquecida

Segundo Owen, para entrar na catacumba, é necessário descer por uma estreita passagem que dá acesso ao interior. Uma vez lá dentro, os arqueólogos contaram que existem diversos corredores cheios de múmias, assim como uma porção de caixões coloridos, moedas, antigas lamparinas e grandes recipientes de cerâmica — alguns com quase 1 metro — que possivelmente foram usados para armazenar algum tipo de líquido.

Tuna el-Gebel

Infelizmente, ainda não existem muitas informações a respeito da descoberta, como uma estimativa do número de múmias, quantos objetos foram encontrados ou a que período esses artefatos todos pertencem. Entretanto, a presença de moedas na catacumba oferece uma pista, uma vez que elas só começaram a surgir no Egito há cerca de 2,5 mil anos.

Isso significa que os ocupantes da catacumba, assim como os objetos encontrados com eles, provavelmente viveram em uma época posterior à conquista do Egito por Alexandre, o Grande, ou, ainda, de quando o Império Romano governou as terras egípcias. De qualquer forma, os responsáveis pela descoberta agora pretendem determinar a origem e a “idade” das múmias; portanto, assim que soubermos de mais novidades, vamos contar para você!

*A imagem que abre esta notícia mostra uma múmia diferente das encontradas em Tuna el-Gebel.

***

O Mega está concorrendo ao Prêmio Influenciadores Digitais, e você pode nos ajudar a sermos bicampeões! Clique aqui e descubra como. Aproveite para nos seguir no Instagram e se inscreva em nosso canal no YouTube.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.