Veja como é possível mover essa escultura de 900 kg sem auxílio de máquinas

27/11/2015 às 07:212 min de leitura

Estudantes da disciplina de Robótica Megalítica do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) fizeram uma demonstração de como é possível mover um objeto de mais de 900 kg sem qualquer ajuda da tecnologia, usando uma força mínima. O princípio utilizado pelo grupo sugere uma explicação para o mistério das estátuas da Ilha de Páscoa.

A estrutura movimentada e erguida pelos jovens americanos foi projetada para poder ser transportada com facilidade e o segredo está no seu centro de massa, o qual deve ser posicionado no lugar certo. Isso permite que o corpo, independentemente de seu peso, seja movimentado com pouco uso de força. O vídeo abaixo apresenta esses detalhes, mostrando-os no próprio objeto.

A estrutura é constituída de fibra de vidro, concreto e núcleo de espuma macia e foi feita ao longo de algumas semanas. Para ser movida de um ponto a outro, além do projeto já concebido com essa intenção, é necessária uma série de movimentos cuidadosamente calculados, assim como pode ter ocorrido com as estátuas Moai, na Ilha de Páscoa.

Ajudando a resolver o mistério

Segundo o site Mental Floss, assim como a estrutura do MIT, as famosas esculturas da ilha foram desenvolvidas para serem transportadas dessa maneira. Aqui no Mega Curioso, nós já mostramos que alguns cientistas fizeram um experimento conseguindo mover uma dessas estátuas, sugerindo uma provável resposta ao mistério.

Uma explicação no site do MIT mostra que o princípio da forma de mover o objeto atual é o mesmo utilizado pelos cientistas desse outro experimento e pode desmistificar o feito realizado há quase mil anos. “De uma maneira semelhante à que uma pessoa utiliza para balançar uma geladeira até o seu lugar, as Moai foram puxadas por cordas, empregando impulso necessário para mover esses monumentos difíceis de se manejar”, afirma o relato. Assista ao vídeo abaixo para entender como aconteceu o trabalho dos estudantes para colocar a estrutura no lugar destinado.

Por mais que os aproximados 900 kg da estrutura movimentada pelos alunos do MIT sejam considerados leves perto das cerca de 82 toneladas dos Moai, ainda assim o transporte sem ajuda de máquinas pode ser considerado um grande feito. A velocidade média atingida pelo grupo de pesquisadores para mover o objeto foi de cerca de 91 metros por hora.

A escultura

O objeto foi construído como um monumento para prestar uma homenagem aos pais da professora assistente Carie Lee McKnelly, mortos em um incêndio no primeiro semestre deste ano. A iniciativa foi dos próprios estudantes e o projeto não estava previsto pela emenda da universidade. Portanto, além de um tributo comovente, essa escultura é uma inteligente representação de arquitetura antiga.

Você acredita que esse método de movimentação é o segredo do mistério das esculturas da Ilha de Páscoa? Se acredita nessa ou em outra teoria, conte para nós no Fórum do Mega Curioso

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: