Escola-contêiner é a nova alternativa para educação em áreas isoladas

09/12/2015 às 07:302 min de leitura

A construção de edificações a partir de contêineres parece estar realmente virando uma tendência mundial. Já abordamos esse assunto aqui no Mega Curioso em algumas ocasiões, como o conceito de salão de beleza dentro dessas enormes caixas de carga, a solução encontrada para uma região superpovoada na Índia, e o hotel chinês que oferece estadias em estruturas como essas.

Fora esses, os estabelecimentos estão espalhados pelas cidades, com restaurantes, lojas e até casas feitas a partir de contêineres. Seguindo essa tendência, um novo conceito bolado por uma empresa de arquitetura sul-coreana promete revolucionar o acesso à educação em áreas rurais e mais carentes, onde não há tantos recursos que garantam o ensino às crianças locais.

A IDIM Design Laboratory criou a “Boxchool”, escola sustentável, de baixo custo, construída a partir de contêineres. A ideia da Boxchool é justamente se consolidar como uma alternativa importante para a construção de escolas em áreas com poucos recursos. Utilizando a estrutura dos recipientes, atrelados a armações e materiais adicionais, tanto na parte interna quanto na externa, todas as instalações podem ser montadas no próprio local, o que facilita transporte, tempo e custo de produção.

A estrutura da Boxchool

Uma das vantagens do conceito é a sustentabilidade, o que possibilita deixar a estrutura ainda mais completa e adequada a uma boa prática de ensino. Além de um sistema de coleta e tratamento de água das chuvas para atender aos usuários, a Boxschool também prevê circulação de ar nos ambientes e instalação de diversos painéis solares na parte superior. Com 14 painéis, é possível reunir energia suficiente para alimentar 10 tablets, 8 lâmpadas de LED, um projetor e um notebook, ao mesmo tempo, durante 6 horas.

Outros materiais destinados às atividades, como quadros e itens mobiliários também fazem parte do projeto e são enviados para a montagem do local. Tudo é colocado dentro dos próprios contêineres e transportado por caminhões, como você pode ver no vídeo abaixo, que mostra como acontece a montagem.

Os contêineres

Diversas são as possibilidades e, acima de tudo, facilidades proporcionadas pelo conceito de edificações feitas com contêineres. O transporte para o local onde será instalada a estrutura é uma delas, mas esse tipo de recurso é principalmente utilizado por constituir uma alternativa barata, forte e portátil em relação às formas tradicionais de construção.

As possibilidades de formato da Boxchool, utilzando até 6 unidades de contêiner

Além disso, esse formato possibilita a concepção de um sistema modular, flexível e expansível, deixando a estrutura livre para receber diversas configurações de montagem. Por exemplo, a Boxchool com duas unidades de contêineres pode ser utilizada como uma classe espaçosa e bem equipada para pelo menos 24 alunos. Com 3 unidades, é possível obter um playground e, com 6, por que não construir uma grande biblioteca? Por isso, essa é uma tendência que deve se fazer cada vez mais presente ao redor do mundo.

O que você acha do conceito de construções feitas a partir de contêineres? Comente no Fórum do Mega Curioso

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: