Confira os últimos trabalhos de 10 artistas famosos

14/12/2016 às 07:133 min de leitura

1 – Keith Haring

undefined

A obra incompleta que você acabou de ver acima é de autoria do artista e ativista norte-americano Keith Haring, famoso por expressar conceitos como a sexualidade, nascimento, morte e guerra em seus trabalhos. Ele faleceu aos 31 anos de idade em decorrência de complicações relacionadas com a infecção do vírus HIV em 1990.

2 – Pablo Picasso

undefined

Belo e ao mesmo tempo ligeiramente perturbador, o quadro acima é o último autorretrato do pintor espanhol Pablo Picasso. De 1972, a obra — feita em giz de cera sobre papel — foi criada menos de um ano antes da morte do artista, aos 91 anos. Segundo pessoas próximas a Picasso, ele trabalhou quase a noite toda na véspera de seu falecimento.

3 – Vincent van Gogh

undefined

Há um pouco de controvérsia sobre qual teria sido a última obra de van Gogh. Alguns acreditam que esta seria o quadro “Campo de Trigo com Corvos”, de 1890 — que você pode ver abaixo —, já que esse foi o cenário que o holandês escolheu para cometer suicídio pouco tempo depois de finalizar a pintura. Entretanto, alguns especialistas acreditam que é mais provável que “Raízes de Árvores” (acima), também de 1890, tenha sido seu último quadro.

undefined “Campo de Trigo com Corvos”

4 – Frida Kahlo

undefined

o quadro acima, intitulado “Viva La Vida”, foi a última obra de Frida Kahlo — que concluiu a  pintura apenas oito dias antes de morrer, isso aos 47 anos de idade. Curiosamente, a artista escolheu retratar melancias, fruta que é empregada como símbolo durante a popular festividade mexicana do “Día de los Muertos”, quando é comum ver imagens de mortos consumindo a fruta.

5 – Jean-Michel Basquiat

undefined

Basquiat morreu em 1988, vítima de uma overdose de heroína quando tinha apenas 27 anos de idade. Assim como van Gogh, existe um debate sobre qual teria sido a última obra do artista norte-americano, mas muitos apontam a — inegavelmente macabra — pintura acima, chamada “Cavalgando com a Morte”, de 1988, como sendo seu último trabalho.

6 – Salvador Dalí

undefined

O quadro acima, “Cauda de andorinha e violoncelo”, foi a última pintura a óleo de Dalí, que faleceu aos 84 anos de idade em 1989. A obra faz parte de uma coleção chamada “Série de Catástrofes”, na qual o artista espanhol tenta expressar o seu entendimento sobre uma teoria proposta pelo matemático francês René Thom — que fez um estudo sobre como pequenas alterações podem provocar mudanças repentinas de comportamento.

 7 – Gustav Klimt

undefined

“A Noiva”, de 1918, foi o último quadro de Gustav Klimt. No entanto, o artista austríaco não conseguiu finalizar a sua obra — por essa razão as mulheres aparecem nuas... ele não teve tempo de vesti-las. Na verdade, esse é um aspecto fascinante sobre a técnica de Klimt, já que ele primeiro pintava seus personagens despidos para depois cobrir seus corpos com pintura.

8 – Rembrandt van Rijn

undefined

Rembrandt faleceu aos 63 anos, em 1669, e não teve tempo de finalizar o quadro acima, intitulado “Simeão com o Menino Jesus no Templo”. A obra retrata uma passagem bíblica presente no evangelho de Lucas, na qual Maria e José levam Jesus até o templo de Jerusalém. Historiadores acreditam que a figura que aparece ao fundo foi adicionada após a morte do artista holandês e, enquanto acreditam que ela representa Maria, outros pensam que pode ser Ana, a profetiza.

9 – Caravaggio

undefined

A dramática pintura acima, chamada “O Martírio de Santa Úrsula”, provavelmente é a última obra do italiano Michelangelo Merisi da Caravaggio. O quadro foi finalizado em 1610, mesmo ano em que o artista faleceu — enquanto viajava à Roma para receber o perdão papal por ter matado um rapaz durante um duelo em 1606. As circunstâncias da morte de Caravaggio nunca foram completamente esclarecidas e ele não chegou a ser formalmente perdoado pelo Papa.

10 – Claude Monet

undefined

Entre os anos de 1920 e 1926, Claude Monet criou uma série de murais intitulados “Les Grandes Décorations”, suas últimas obras. Eles trazem as famosas Nenúfares, que foram criadas quando tanto a saúde como a visão do pintor francês já estavam se deteriorando.

undefined

Como você deve saber, ao final de sua vida, Monet sofria de cataratas, e os problemas com os olhos podem ser vistos claramente refletidos em suas pinturas — que passaram de coloridas e vibrantes a imagens pouco definidas e com cores pesadas em seus últimos anos.

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: