Artista polonês mostra que arte e protesto social podem andar de mãos dadas
521
Compartilhamentos

Artista polonês mostra que arte e protesto social podem andar de mãos dadas

Último Vídeo

Fonte da imagem: Divulgação/ImgurPaweł Kuczyński é um artista polonês formado em Artes pela Universidade de Artes de Poznan (“Uniwersytet Artystyczny w Poznaniu”), que aposta em uma maneira aparentemente descontraída de fazer arte. No entanto, o foco do ilustrador são as desigualdades sociais que existem mais ou menos da mesma maneira em todo o mundo.

O trabalho de Kuczyński consiste em ilustrações fortíssimas que, desde 2004, já lhe renderam variados prêmios. O artista utiliza elementos satíricos para na criação de suas ilustrações, com a intenção de passar a mensagem de crítica sem que isso se torne uma forma de protesto muito convencional.

Fonte da imagem: Divulgação/ImgurDessa forma, é possível afirmar que o cuidado com os elementos estéticos e a profunda crítica social atemporal são os principais focos do trabalho de Pawel. Também, a maior parte das ilustrações aborda temas históricos relacionados à pobreza, inúmeras guerras, à fome no mundo, ao trabalho infantil, corrupção na política, exploração de trabalho e desigualdade social.

Outro tema muito recorrente na obra do ilustrados são os fenômenos decorrentes da poluição do Planeta. É possível notar no polonês uma preocupação com o futuro da humanidade e com a educação dos mais jovens, uma vez que ele retrata acontecimentos importantíssimos para a construção do atual sistema comercial adotado entre os continentes.

Fonte da imagem: Divulgação/ImgurVale a pena conferir as obras que estão listadas acima e abaixo, sempre lembrado que o objetivo de Paweł Kuczyński é causar um desconforto no público. Essa é alma do protesto ilustrado. Que belo trabalho!

Fonte da imagem: Divulgação/ImgurFonte da imagem: Divulgação/ImgurFonte da imagem: Divulgação/ImgurFonte da imagem: Divulgação/ImgurFonte da imagem: Divulgação/ImgurFonte da imagem: Divulgação/ImgurFonte da imagem: Divulgação/ImgurFonte da imagem: Divulgação/ImgurFonte da imagem: Divulgação/ImgurFonte da imagem: Divulgação/Imgur

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.