Conheça 11 obras artísticas contemporâneas bem diferentes

06/09/2013 às 06:433 min de leitura

O que é Arte para você? Tem muita gente por aí que, quando em um museu, adora soltar as típicas sentenças “até eu teria feito isso” ou “são apenas rabiscos”. Você tem todo o direito de pensar dessa maneira, mas lembre-se sempre de que expressões artísticas têm muito a ver com a experiência pessoal de seus criadores, com momentos históricos, experiências profissionais, desenvolvimento de técnicas e a busca constante por uma forma singular de expressar seu trabalho. Você já imaginou como seria o mundo se toda forma de arte – teatro, música, grafite, pintura, escultura etc – seguisse apenas um padrão?

Os artistas renascentistas como Leonardo da Vinci, Michelangelo e Botticelli, só para citar alguns bem conhecidos, representavam em suas obras formas humanas e cenários diferentes dos representados atualmente, tanto em esculturas como em pinturas. Já o surrealista Salvador Dalí explorava o mundo dos sonhos, onde tudo é possível e os padrões são praticamente inexistentes. Esses dois exemplos são bastante diferentes, e por eles podemos perceber que Arte é um conceito amplo.

A conhecida Arte Contemporânea – que é aquela feita agora – é obviamente particular, diferente de tudo o que já foi feito até o momento. Entre as influências consideradas importantes para as expressões artísticas atuais estão as mudanças sociais, políticas, culturais e até mesmo tecnológicas. Alguns dos exemplos que você vai ver a seguir retratam perfeitamente essas novas tendências, e o fato de muitas pessoas não considerarem esses trabalhos como peças de arte de verdade reforça o poder artístico que elas têm: o de despertar questionamentos, estranhamentos e conflitos. E você, o que acha delas?

1 – Barco-cabana

Fonte da imagem: Reprodução/Weirdworm

O responsável por essa criação, Simon Starling, explicou que sua primeira ideia foi transformar a cabana em um barco, mas que depois quis transformar o barco em cabana, deixando as duas estruturas em evidência. A instalação diferente foi logo exposta em um museu de arte contemporânea em Londres e Starling ganhou um prêmio por essa composição, no valor de 25 mil libras.

2 – As menores esculturas do mundo

Fonte da imagem: Reprodução/Weirdworm

Willard Wigan é um artista britânico que faz suas obras com a ajuda de uma agulha, já que tudo o que constrói é extremamente pequeno. Só para você ter ideia, ele fez uma versão de Davi, de Michelangelo, com apenas um grão de areia.

3 – Vestido de carne

Fonte da imagem: Reprodução/Weirdworm

A canadense Jana Sterbak causou muita polêmica com essa exposição, em 1987. Sua ideia era mostrar que o corpo humano, por mais bem vestido e arrumado que esteja, não passa de carne e osso.

Fonte da imagem: Reprodução/Polki

Anos depois, você deve lembrar, a cantora Lady Gaga usou um vestido parecido, também feito de carne, durante o evento MTV Video Music Awards, em 2010.

4 – Ovos fritos

Fonte da imagem: Reprodução/Weirdworm

E aí, o que você acharia de andar por uma rua com ovos gigantes esparramados nela? Bizarro? Sem sentido? Tosco? Incrível? O artista holandês Henk Hofstra criou essa exposição pública em Leeuwarden, nos Países Baixos. Cada ovo tinha aproximadamente 30 metros de comprimento, enfeitando uma das maiores praças da cidade por seis meses em 2008. E aí, o que você achou dessa ideia?

5 – Arte em movimento

Essa obra foi exposta em Melbourne, na Austrália. As peças lentamente se mexiam, mas é possível ver isso apenas em um vídeo feito com a técnica do time-lapse, que acelera filmagens para dar a ideia do movimento. Assista às imagens a seguir e depois nos conte o que achou delas.

6 – Urso-lâmpada

Fonte da imagem: Reprodução/Flavorwire

O urso gigante ficou exposto na cidade de Nova York, em 2011. Bonitinho?

7 – Grafite em 3D

Fonte da imagem: Reprodução/Flavorwire

O artista Krystian Czaplicki resolveu fazer uma arte urbana um pouco diferente. O que você achou do resultado?

8 – O olho

Fonte da imagem: Reprodução/Flavorwire

Essa escultura gigante, de mais de 9 metros de altura, foi feita pelo artista Tony Tasset em Chicago, nos EUA. Tasset disse que sua intenção era causar impacto na vida das pessoas, principalmente porque um olho é uma estrutura bastante comum. Foi uma boa ideia?

9 – Banho

Fonte da imagem: Reprodução/Flavorwire

A escultura que Oliver Voss produziu em 2011 fica no rio Alster, em Hamburgo, na Alemanha. E aí, o que você achou dela?

10 – Suspensão

Fonte da imagem: Reprodução/Flavorwire

Esse rinoceronte está eternamente suspenso em Potsdam, na Alemanha.

11 – Segurando

Fonte da imagem: Reprodução/Flavorwire

O artista Mehmet Ali Uysal é o responsável por essa ideia supercriativa. A criação fica em Liège, na Bélgica.

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: