Você já deve ter ouvido centenas de vezes a célebre frase “Este é um pequeno passo para o homem, um salto gigantesco para a humanidade” — dita pelo astronauta norte-americano Neil Armstrong ao pisar na Lua pela primeira vez. O que pouca gente sabia até o momento é como Armstrong concebeu essa épica expressão.

De acordo com o The Telegraph, o irmão de Armstrong, Dean, revelou que o astronauta escreveu a frase meses antes de partir para a missão ao satélite, e que inclusive perguntou a ele sua opinião sobre o conteúdo. A afirmação surgiu em uma entrevista para a BBC durante a realização de um documentário, e contradiz o que Armstrong havia relatado em sua biografia de 2005, na qual afirma que a ideia sobre a expressão surgiu depois de haver pousado na Lua.

Independente de quando foi criada, a frase sempre gerou discussão. Apesar de ser de autoria de Armstrong — não existe dúvida sobre essa questão —, muitos especulam se o astronauta realmente quis dizer “para o homem” ou “para um homem”. Conforme sugeriu o irmão do astronauta durante a entrevista, originalmente o pensamento de Armstrong era mais egoísta mesmo (com a segunda opção), mas ele parece ter mudado de ideia no decorrer da missão.