Lua de Plutão pode ganhar nome em homenagem ao seriado Star Trek

27/02/2013 às 05:572 min de leitura

Depois de Plutão, chegou a vez de uma lua do ex-planeta causar polêmica. Descobertos em 2011 e 2012, os satélites naturais P4 e P5 ainda precisam de um nome. Para ajudar os astrônomos a chegar a uma conclusão, o instituto SETI — aquele mesmo que procura mensagens alienígenas enviadas pelo espaço — criou uma enquete com 21 opções de nome, prontas para serem votadas por quem estivesse interessado.

Pelo Twitter, o ator William Shatner, que interpretava o capitão Kirk na série de TV Jornada nas Estrelas (Star Trek), sugeriu o nome “Vulcan”, que faz referência ao planeta dos vulcanos, raça de alienígenas encontrada no seriado de TV. A sugestão foi acatada também pelo ator Leonard Nimoy, que interpretava o vulcano Spock na mesma série.

Dessa forma, essa acabou sendo a sugestão mais votada da enquete promovida pelo SETI, liderando os resultados com cerca de 50 mil votos. A segunda escolha mais popular foi Cérberos, o nome dado ao cachorro com três cabeças que guarda os portões do mundo inferior na mitologia grega. E, a princípio, a votação não agradou aos profissionais da área.

Fonte da imagem: Reprodução/Universe Today

“Vulcan” quebraria o padrão de nomenclatura?

Para começar, muitos alegam que dar o nome de “Vulcan” para a lua acabaria quebrando a nomenclatura adotada pela União Astronômica Internacional (IAU). Até o momento, as luas de Plutão foram batizadas com nomes de mitos gregos e, assim, apelar para uma série de ficção científica quebraria o padrão.

A título de curiosidade, as outras luas do planeta-anão se chamam Caronte (figura que transportava as almas dos que morreram ao Hades), Hidra (o monstro que guardava as águas do mundo inferior) e Nix (deusa grega da escuridão e da noite).

Como se não bastasse, a própria IAU parece não ter aprovado a ideia e declarou que não costuma envolver a opinião pública em decisões desse tipo, alertando também que os responsáveis por definir o nome da Lua são os astrônomos e não os fãs de Star Trek.

Já o cientista do SETI, Mark Showwalter, se defende dizendo que “Vulcan” (Vulcano, em português) é também o nome do deus da lava e da fumaça, além de ser sobrinho de Plutão, o deus romano do submundo que nomeia o ex-planeta. Assim, a referência a Star Trek seria uma mera coincidência, visto que seu criador, Gene Roddenberry, também gostava de ler os clássicos.

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: