Lua de Plutão pode ganhar nome em homenagem ao seriado Star Trek
05
Compartilhamentos

Lua de Plutão pode ganhar nome em homenagem ao seriado Star Trek

Último Vídeo

Depois de Plutão, chegou a vez de uma lua do ex-planeta causar polêmica. Descobertos em 2011 e 2012, os satélites naturais P4 e P5 ainda precisam de um nome. Para ajudar os astrônomos a chegar a uma conclusão, o instituto SETI — aquele mesmo que procura mensagens alienígenas enviadas pelo espaço — criou uma enquete com 21 opções de nome, prontas para serem votadas por quem estivesse interessado.

Pelo Twitter, o ator William Shatner, que interpretava o capitão Kirk na série de TV Jornada nas Estrelas (Star Trek), sugeriu o nome “Vulcan”, que faz referência ao planeta dos vulcanos, raça de alienígenas encontrada no seriado de TV. A sugestão foi acatada também pelo ator Leonard Nimoy, que interpretava o vulcano Spock na mesma série.

Dessa forma, essa acabou sendo a sugestão mais votada da enquete promovida pelo SETI, liderando os resultados com cerca de 50 mil votos. A segunda escolha mais popular foi Cérberos, o nome dado ao cachorro com três cabeças que guarda os portões do mundo inferior na mitologia grega. E, a princípio, a votação não agradou aos profissionais da área.

Fonte da imagem: Reprodução/Universe Today

“Vulcan” quebraria o padrão de nomenclatura?

Para começar, muitos alegam que dar o nome de “Vulcan” para a lua acabaria quebrando a nomenclatura adotada pela União Astronômica Internacional (IAU). Até o momento, as luas de Plutão foram batizadas com nomes de mitos gregos e, assim, apelar para uma série de ficção científica quebraria o padrão.

A título de curiosidade, as outras luas do planeta-anão se chamam Caronte (figura que transportava as almas dos que morreram ao Hades), Hidra (o monstro que guardava as águas do mundo inferior) e Nix (deusa grega da escuridão e da noite).

Como se não bastasse, a própria IAU parece não ter aprovado a ideia e declarou que não costuma envolver a opinião pública em decisões desse tipo, alertando também que os responsáveis por definir o nome da Lua são os astrônomos e não os fãs de Star Trek.

Já o cientista do SETI, Mark Showwalter, se defende dizendo que “Vulcan” (Vulcano, em português) é também o nome do deus da lava e da fumaça, além de ser sobrinho de Plutão, o deus romano do submundo que nomeia o ex-planeta. Assim, a referência a Star Trek seria uma mera coincidência, visto que seu criador, Gene Roddenberry, também gostava de ler os clássicos.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.