NASA: computador da Curiosity é desbloqueado
17
Compartilhamentos

NASA: computador da Curiosity é desbloqueado

Último Vídeo

A NASA acaba de anunciar que o computador de bordo da sonda Curiosity acaba de retornar para o seu modo ativo. O sistema havia assumido o modo seguro após experimentar problemas com um computador corrompido — o que ativou um backup, mas colocou a máquina para “hibernar”, por segurança.

O processo todo ocorreu durante o período de uma semana. De acordo com a agência, o tempo foi necessário para que o computador reserva, o “B-Side”, assumisse todas as funções do principal, o “A-Side”.

Radiações cósmicas, possivelmente

Embora as causas do problema ainda devam ser apuradas, a NASA suspeita de radiações espaciais — as quais teriam afetado a memória do “A-Side”. Trata-se, de qualquer forma, do problema mais sério enfrentado pela sonda em sete meses.

Mas o gerente do projeto da Mars Sciente Laboratory é otimista em relação a uma retomada: “Nós estamos fazendo muitos progressos para a recuperação. O primeiro passo é avaliar o A-Side, a fim de torná-lo um backup [para o B-Side, agora ativado]. Além disso, nós precisamos avançar vários passos com o B-Side — tais como informá-lo sobre o estado geral do rover — a posição do braço, do mastro, esse tipo de informação.”

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.