
Ciência
01/03/2013 às 11:38•1 min de leitura
Desde que pousou no Planeta Vermelho em agosto do ano passado, o mundo vem acompanhando atentamente todos os passos da Curiosity. E olha que a sonda tem estado bem ocupada, concluindo todas as etapas da missão com desempenho exemplar até o momento. Entretanto, de acordo com a NASA, o explorador apresentou sua primeira avaria grave na última quarta-feira, dia 27 de fevereiro, quando um dos dois computadores da sonda travou.
Segundo a agência espacial, a Curiosity conta com dois computadores idênticos a bordo — A e B —, sendo que um deles (o B) funciona como backup. A equipe da NASA declarou que um dos equipamentos (o A) deixou de responder aos comandos enviados, e que agora apenas o computador de backup está funcionando corretamente. Contudo, ao começar a utilizar o segundo computador para operar a sonda, ela acabou entrando no modo de segurança.
O defeito pode provocar alguns atrasos nas transmissões de dados científicos por parte da sonda e, apesar de parecer um problema terrivelmente grave, a NASA acredita que em poucos dias será possível transferir as funções entre os dois equipamentos, restabelecendo o computador avariado (A) como o novo backup.
A agência espacial admitiu que este foi o maior problema que a Curiosity enfrentou em sete meses de missão, informando que a avaria pode ter sido provocada pela exposição à radiação espacial. Contudo, aparentemente, apenas a memória do equipamento foi danificada e, por sorte, todos os dados armazenados continuam lá, sãos e salvos.