Construção do telescópio que rastreará origens do universo inicia em 2014
28
Compartilhamentos

Construção do telescópio que rastreará origens do universo inicia em 2014

Último Vídeo

O extravagente Thirty Meter Telescope (TMT) deve ter sua construção iniciada em abril do ano que vem, afirma o site oficial do projeto. Trata-se do telescópio que permitirá aos estudiosos rastrear as origens do universo conhecido, enxergando galáxias 13 bilhões de anos-luz distantes da Terra.

Ao ser concluído em algum momento antes do final desta década, o TMT se tornará o maior telescópio óptico do mundo, sendo ainda capaz de criar imagens três vezes mais nítidas do que é possível com o modelo mais avançado atualmente em uso.

O último passo do projeto foi a aquisição da última peça burocrática antes do início efetivo das construções. O mesmo órgão regulador deve dar o aval final em 2014, desembocando no início das obras. Embora o projeto já exista há pelo menos uma década, apenas recentemente foi emitida a aprovação para localizá-lo no topo do vulcão Mauna Kea, no Havaí.

O custo para se estudar as estrelas

Entre diversos objetivos, a equipe responsável pelo TMT pretende estudar a história das formações de estrelas na Via Láctea e nas galáxias mais próximas. As construções do telescópio e do observatório adjacente devem consumir aproximadamente US$ 1 bilhão.

Entretanto, o telescópio, propriamente dito, terá apenas 30 metros de altura — devendo ser superado em 2022 por outro colosso, o European Extremely Large Telescope, com mais de 42 metros de altura.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.