Cuidado com as cabeças! Satélite vai cair na Terra, mas ninguém sabe onde

08/11/2013 às 09:401 min de leitura

De acordo com uma notícia publicada pelo The New York Times, um satélite de origem europeia, lançado em órbita em 2009 para realizar um mapeamento detalhado do campo gravitacional da Terra, deve cair em algum ponto do nosso planeta nos próximos dias. É esperado que o impacto ocorra entre domingo e segunda de manhã. Contudo, ninguém sabe dizer qual será o local exato.

Segundo a publicação, o equipamento pesa uma tonelada e, ao entrar na atmosfera, será destruído. Entretanto, estima-se que um número entre 25 e 45 fragmentos cheguem inteiros à superfície, e os de maiores dimensões podem chegar a pesar mais de 90 quilos. E não pense que é bom ficarmos alertas apenas dessa vez: só durante este ano, cerca de 100 toneladas de “entulho” espacial deve cair do céu, também com pontos de impacto incertos!

Cai, cai...

Fonte da imagem: Reprodução/The New York Times

O satélite ficou sem combustível no mês passado e, desde então, vem caindo cerca de 4 quilômetros por dia. Até a última quarta-feira, o equipamento se encontrava a mais de 180 quilômetros de altitude e realizava uma volta ao redor do planeta a cada 88 minutos, com uma órbita cuja trajetória passa quase diretamente sobre os polos. Isso significa que, conforme a Terra gira, o satélite vai passando sobre quase todos os lugares do planeta.

Embora não existam casos registrados de pessoas que foram feridas por fragmentos desse tipo — e o risco de que os que cairão do céu nos próximos dias atinjam alguém seja muito pequeno —, a possibilidade de que isso ocorra não pode ser descartada. Os engenheiros acompanhando a queda do satélite poderão determinar uma área aproximada de impacto conforme o equipamento se aproxime da superfície, e só nos resta torcer para que não seja sobre as nossas cabeças.

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: