Câmera de 570 megapixels capta imagem impressionante de um cometa
58

Câmera de 570 megapixels capta imagem impressionante de um cometa

Último Vídeo

Eis aí uma imagem que não se vê todo dia — mesmo em um registro fotográfico. Ok, algumas pessoas possuem celulares com densidades monstruosas de pixels, mas é pouco provável que uma imagem tão nítida de um cometa apareça perdida entre as selfies e os pratos de comida do Instagram, certo?

O registro acima mostra o cometa C2014 Q2 “Lovejoy” conforme captado pela supercâmera de 570 megapixels da empreitada Dark Energy Survey, focada no estudo da chamada “matéria escura”. Dado o ângulo relativamente pequeno da lente, a imagem foi formada por várias fotografias justapostas (curiosamente, os 2,2 graus de abertura são considerados acima da média em câmeras desenvolvidas para captar objetos distantes bilhões de quilômetros).

A equipe da Dark Energy Survey admite, entretanto, que a fotografia foi feita ao acaso, durante uma sessão de fotos comum do céu noturno; o cometa “oportunista” simplesmente cruzou a vista no momento do registro. “[O Lovejoy] nos lembra que, antes de olhar através da galaxia aos limites do Universo, nós precisamos dar atenção aos objetos celestes que estão muito mais perto de casa”, postou o site Dark Energy Detectives.

Mais de 80 milhões de quilômetros

Apesar da imagem espetacular obtida pela Dark Energy Survey, o C2014 Q2 está atualmente a mais de 80 milhões de quilômetros da Terra. Não que, a despeito de ter aparecido na foto, exista algo de realmente singular com o “Lovejoy”. Trata-se, afinal, de um núcleo com menos de 5 quilômetros de diâmetro — embora a nuvem de gás gerada pelo derretimento constante forme uma cauda  com aproximadamente 640 mil quilômetros de extensão.

De acordo com os observadores, o brilho característico do cometa é garantido pelo chamado “carbono diatômico” (C2), molécula que “puxa” a tonalidade para o verde — e que também deve ajudar os cientistas a determinar a composição do Lovejoy. De fato, outros cometas tendem a deixar rastros de cores distintas, sempre associadas aos materiais que compõem o centro do corpo celeste.

Ademais, C2014 Q2 também não é o único a ter ganhado o apelido “Lovejoy”. Também cometa C2011 W3 carrega o epíteto, também descoberto pelo mesmo sujeito — e igualmente responsável por algumas imagens astronômicas particularmente incríveis.

Como a matéria se distribui no espaço?

Essa é, basicamente, a questão que a Dark Energy Survey tenta responder. Ou, mais precisamente, trata-se de compreender como a distribuição de matéria é constantemente modificada no espaço — fazendo com que predição e prática ainda se distanciem consideravelmente.

Há, basicamente, dois pontos que, segundo os astrônomos, justificam as discrepâncias. Em primeiro lugar, há a chamada “matéria escura” (que empresto o nome ao projeto), forma hipotética que, em teoria, aceleraria a expansão do Cosmo — por meio da chamada “pressão negativa”. Por outro lado, há ainda a impossibilidade de prever com precisão as consequências dos impactos de substâncias desconhecidas no Universo.