ABC da NASA: 26 letras do alfabeto vistas do espaço na superfície da Terra

07/01/2016 às 05:313 min de leitura

Adam Voiland, encarregado pelas mídias sociais da agência espacial americana, a NASA, reuniu imagens observadas do espaço que revelam as 26 letras do alfabeto latino impressas em formações do relevo da Terra. Tudo começou quando ele reparou um “Z” formado por uma coluna de fumaça expelida por um incêndio no Canadá.

As imagens, captadas por telescópios e satélites, foram feitas em diversas partes do planeta, desde o alto das frias montanhas da Ásia até as paradisíacas ilhas do Oceano Pacífico. Confira como ficou o resultado incrível da seleção feita por Voiland:

A

A primeira letra do alfabeto, capturada da Estação Espacial Internacional, resulta do traçado do Rio Verde (em tradução livre), localizado no estado norte-americano de Utah.

B

Já a letra “B” foi observada no encontro do rio Arkansas com o Holla Bend Wildlife Refuge, um parque nacional que abriga inúmeras espécies de animais nos Estados Unidos. O registro foi feito pelo Operational Land Imager (OLI) no Landsat 8.

C

A letra “C” foi observada em uma ilha artificial no extremo sul do Bahrein, país banhado pelo Golfo Pérsico, no Oriente Médio. A imagem foi registrada por um astronauta em 23 de janeiro de 2011.

D

O “D” é representado por uma ilha canadense chamada Akimiski. O registro foi feito em agosto de 2000.

E

Em 25 de outubro de 2009, o “E” foi encontrado em uma formação de fitoplâncton próxima da costa da Nova Zelândia.

F

No alto das cadeias montanhosas do Tibete, região conhecida como o “teto do mundo” por sua altitude elevada em relação ao nível do mar, foi encontrada a letra “F”. Em verde, há um tipo especial de neve, conhecida como Firn. Segundo Adam Voiland, que reuniu as imagens, este tipo de neve é achado na superfície de uma geleira antes de ser comprimida e transformada em gelo.

G

Longe do frio da região mais alta do planeta, foi achada a letra “G”. Trata-se da ilha Pinaki, que faz parte do arquipélago da Polinésia Francesa, na Oceania. A imagem foi captada em abril de 2001 por astronautas na Estação Espacial Internacional.

H

O “H” foi encontrado em formações montanhosas no sudoeste do Quirguistão, país localizado na região central do continente asiático.

I

O arquipélago de ilhas Andamão, pertencente à Índia, forma a letra “I”. 

J

Do recife Reef, localizado perto da costa australiana, vem a letra “J”. 

K

O “K” foi encontrado nas geleiras do Parque Nacional Sirmilik Pond Intelet, situado no norte do Canadá.

L

Em 30 de outubro de 2008, o satélite Aqua da NASA registrou este “L” formado pelo acúmulo de neve no noroeste dos Estados Unidos.

M

Das geleiras das montanhas Tian Shan, no Quirguistão, vem a letra “M”. 

N

Rastros de navios no Oceano Pacífico evidenciam a letra “N”.

O

A letra “O” vem da cratera de um meteorito que atingiu o atual território da Mauritânia, na África, entre 10 e 30 mil anos atrás.

P

Situado no Canadá, o delta do Rio Mackenzie mostra a letra “P”.

Q

A letra “Q” vem da formação da cratera Lonar, na Índia. Um lago com aproximadamente 150 metros de profundidade ocupa o interior do local impactado por um meteorito há cerca de 50 mil anos.

R

O “R” é formado pelo lago Menendez, na Argentina.

S

Em abril de 2009, o satélite Terra da NASA registrou esta imagem de nuvens girando sobre o Oceano Atlântico, onde se evidencia a formação da letra “S”.

T

A letra “T” é formada por um assentamento humano que se estende ao longo de duas estradas nas áridas terras dos Emirados Árabes Unidos

U

A letra “U” vem de um registro feito pelo satélite Ikonos, em 9 de maio de 2004, do Parque Estadual de Gooseneck, localizado em Utah, nos Estados Unidos.

V

As cinzas expelidas pela erupção do vulcão Shiveluch, um dos mais ativos da Rússia, ao contrastarem com a neve, lembram um “V”.

W

Já a poeira que pairava em janeiro de 2009 sobre o Mar Vermelho, no Oriente Médio, formava a letra “W”.

X

O “X” foi encontrado na geleira Leidy, localizada na Groenlândia.

Y

Situado na Namíbia, na África, o rio Ugab parece formar um “Y”.

Z

A fumaça de um incêndio no Canadá lembra a letra “Z”.

Você teria coragem de sobrevoar o planeta Terra? Comente no Fórum do Mega Curioso!

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: