"Tô gata, não tô?" (Fonte da imagem: iStock)

Você já deve ter ouvido falar que quando as pessoas bebem, elas costumam achar tudo mais bonito. Esse fenômeno, provocado pela ingestão de bebidas alcoólicas um pouco além da conta, acaba de ser comprovado por cientistas da Universidade Roehampton, de Londres.

Eles realizaram um estudo com cerca de 100 homens e mulheres para compreender qual era a percepção deles sobre outras pessoas depois de ingerir bebidas alcoólicas. Após as pesquisas, os cientistas descobriram que as mulheres são mais susceptíveis ao efeito dos “óculos de cerveja”.

Um dos testes consistia em olhar imagens de rostos e responder se eles achavam que cada um era simétrico ou não simétrico. Um rosto simétrico, em geral, está associado a bons genes e boa saúde. Aqueles que haviam bebido tinham mais dificuldades em perceber se um rosto era simétrico ou não.

Outro estudo da Universidade de Bristol completa dizendo que a atração por pessoas de outro sexo aumenta após a ingestão de mais de 1 litro e meio de cerveja. Em alguns casos, a mera antecipação do consumo de álcool pode ser o suficiente para distorcer o julgamento com relação à simetria.