publicidade

8 dicas para beber o dia inteiro e não passar mal

05/07/2019 às 03:303 min de leitura

O final de semana está chegando e muita gente já deve estar se programando para as festas regadas a muito álcool, não é mesmo? O problema é aquela ressaca no dia seguinte, que nos deixa praticamente inúteis. Por isso, montamos esta lista com dicas para você encher a cara sem passar mal.

Mas antes de tudo, um conselho: beber em demasia nunca é um coisa saudável. O álcool é absorvido, principalmente, no intestino delgado e na veia porta. De lá, ele vai para o fígado, onde é metabolizado. Ou seja: ingerir álcool demais pode acarretar em algum problema hepático.

Entretanto, nós lembramos daquele velho ditado que fala que se conselho fosse bom a gente não dava, mas vendia. Assim, encher a cara é algo que você vai fazer uma vez ou outra na vida – ou até mesmo todo final de semana, se você for mais jovem e mais inconsequente. Por isso, aprenda essa 8 dicas de como se manter em pé por mais tempo que seus amigos e como não sofrer com a ressaca no dia seguinte:

1. Acerte o ritmo

Se você vai passar o dia inteiro bebendo, imponha um ritmo: não adianta beber tudo de uma vez só na primeira hora e passar mal o resto do tempo, certo? O ideal é ir aos poucos. Nada daquelas brincadeiras de virar latas de cerveja e achar que vai ficar tudo bem – simplesmente, não vai! E se o seu corpo der um sinal de que você está começando a passar dos limites, respeite. Ficar meia horinha sem beber nada já vai te ajudar bastante a continuar na maratona.

2. Fique de olho no teor alcoólico da bebida

As cervejas possuem, normalmente, 6% de teor alcoólico. Já o vinho tem, em média, 13%. E o uísque pode passar dos 40%. É matemática pura: você não pode beber uísque na mesma quantidade e velocidade que bebe cerveja e achar que vai ficar tudo bem. Se você estiver respeitando o ritmo da bebedeira (como na dica 1), mas mudar o tipo de bebida, se ajuste à nova graduação.

3. Comer

Parece uma dica meio óbvia, mas muita gente se esquece de comer alguma coisa enquanto está enchendo a cara. Beber de estômago vazio, jamais! Entenderam bem? J-A-M-A-I-S! Alguns alimentos demoram mais para ser absorvidos pelo corpo e por isso são muito bons no controle da bebedeira.

Comidas à base de trigo e aveia são ótimas para manter o intestino delgado trabalhando na absorção de seus nutrientes, dificultando a entrada de álcool na corrente sanguínea. Além disso, manter o estômago forrado vai diminuir a velocidade com que você  bebe. Evite, entretanto, alimentos muito salgados, que irão te desidratar mais rapidamente. Isso nos leva à próxima dica...

4. Tome bastante água

O álcool é uma bebida diurética, isto é, te fará urinar e se desidratar bastante. Assim, é fundamental que você se reidrate ao longo da jornada. Mas não vá pensando em beber mais cerveja só por ela ser líquida... é preciso tomar água pura, sem gás.

A desidratação é uma das principais causa da ressaca. Tomar um copão de água antes de dormir vai te ajudar a acordar melhor no dia seguinte. Claro que quanto mais água tomar, mais vontade você terá de fazer xixi, mas pelo menos não irá passar mal. Vale a pena, né?

5. Durma direito

Você com certeza já ouviu – e deve ter falado – a expressão “bêbado de sono”. Quando você está cansado, o efeito da cerveja é maior do que quando sua disposição está em 100%. Com sono, você pensa menos, bebe mais e sofre mais com os efeitos. Além disso, o álcool tem um efeito depressor, que vai piorar o seu cansaço e aumentar os efeitos do excesso da bebedeira.

6. Fique frio

E não estamos falando no sentido metafórico. No verão, o calor te ajuda a perder mais líquidos através do suor, podendo amplificar o efeito do álcool. Além disso, o álcool aumenta a pressão sanguínea, podendo levar o teu corpo a um superaquecimento (hipertemia) ou a uma insolação. Mantenha-se em locais mais frescos e cuidado com bebedeiras na praia.

7. Consuma suplementos

O xixi em excesso não te faz perder apenas água, mas também nutrientes importantes. Essa perda piora a ressaca no dia seguinte, então é necessário repô-los. A vitamina B é uma das primeiras que perdemos durante um porre, e alguns alimentos podem te ajudar nessa diminuição. É o caso de carne de porco, presunto, ervilha, lentilha, amêndoas, espinafre e ovos. Também é necessário repor os eletrólitos de seu corpo. O ideal, para isso, é consumir bebidas como o Gatorade, que também ajudam na reidratação.

8. A prática leva à perfeição

Novamente ressaltamos: beber demais nunca é saudável. Mas se tua meta é encher a cara todo final de semana, saiba que aos poucos seu corpo vai se acostumando com o álcool, que nada mais é do que uma toxina. Beber constantemente fará teu corpo aprender a metabolizá-la mais rapidamente. Se você vai para um open bar daqui a uns dias, prepare seu corpo algum tempo antes para ele ficar pronto para o regabofe.

*Publicado em 9/7/2015

Últimas novidades em Estilo de vida

publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: