As melhores dietas para a beleza da sua pele
03
Compartilhamentos

As melhores dietas para a beleza da sua pele

Equipe MegaCurioso
Último Vídeo

Crédito: Shutterstock

Uma alimentação balanceada é essencial para a boa forma e para a saúde. Além de conter nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo e a prevenção de algumas doenças, uma dieta equilibrada é capaz ainda de deixar a sua pele ainda mais bonita.

Frutas, verduras, castanhas e cereais contêm antioxidantes que podem ser tão importantes para a manutenção do seu corpo quanto para a nutrição da epiderme. A boa alimentação pode ainda retardar o envelhecimento e ajudar a prevenir o câncer de pele, garantindo também uma tez mais lisinha e sem acne.

Leia também:

Mas qual a melhor dieta para esse efeito? O site da revista norte-americana Health listou cinco dietas que, além de deixar você em forma, também podem dar uma turbinada na beleza da sua pele. Confira abaixo.

Dieta mediterrânea

Peixe, verduras, azeite e frutas são as estrelas desta dieta saudável para o coração. Além desse benefício, a dieta mediterrânea também pode proteger contra o melanoma, a forma mais letal de câncer de pele, reduzindo em 50% o risco da doença, segundo um estudo italiano. Na área da beleza, os ácidos graxos ômega-3 presentes nos peixes (como o salmão e atum) ajudam a manter as membranas das células da pele fortes e flexíveis.

Crédito: Shutterstock

Além disso, o azeite de oliva, o tomate e o vinho tinto também têm antioxidantes que ajudam a bloquear as reações químicas que levam a danos causados pelo sol.

Dieta vegetariana

Uma coisa é certa: se você tirar todos os tipos de carne da sua alimentação, obviamente comerá mais produtos frescos como verduras, legumes e frutas (além de cereais) para suprir as necessidades nutricionais. Como resultado, a uma melhora da sua pele, pois os antioxidantes desses alimentos neutralizam os radicais livres que contribuem para o surgimento de rugas, manchas e outros sinais de envelhecimento.

As dietas vegetarianas e veganas tendem ter pouquíssimos níveis de gordura, por isso os especialistas afirmam que é necessário incorporar as gorduras vegetais vindas da linhaça e do azeite de oliva para ajudar a sua pele a reter água, a fim de deixa-la mais nutrida e com elasticidade.

Dieta das proteínas

Cortar do cardápio o pão branco, massas e açúcar refinado não é só bom para a sua saúde e boa forma, como também pode diminuir o hormônio do estresse (cortisol), que pode prejudicar a pele. Essas opções podem ser substituídas por carnes magras, peixes, verduras, ovos e grãos integrais, que contêm antioxidantes e proteínas que ajudam na síntese do colágeno. Para melhorar ainda mais a sua pele, beba muita água para mantê-la hidratada e isso vale para todos os tipos de dieta.

Crédito: Shutterstock

Dieta com baixos níveis de gordura

Reduzir a gordura saturada é ótimo para o coração e para manter a forma. Uma dieta com baixo consumo de gordura animal também evita a produção de radicais livres que podem envelhecer a pele prematuramente.

Ainda assim, sua pele precisa de um pouco de gordura, especialmente a boa insaturada encontrada em nozes, castanhas e azeite de oliva, que ajuda a absorver os antioxidantes e vitaminas necessários para as membranas celulares.

Dieta dos alimentos crus

Essa dieta, que utiliza alimentos crus, frutas oleaginosas e grãos germinados, preserva as enzimas naturais desses itens, auxiliando na digestão, energia e na perda de peso.

Os óleos saudáveis presentes em nozes, abacate e azeite de oliva mantêm as membranas celulares da pele fortes e flexíveis. No entanto, é necessário incluir algum tipo de proteína para ajudar na manutenção de colágeno.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.