Nova espécie de rã descoberta no Peru pode ser extinta por causa de fungo
82

Nova espécie de rã descoberta no Peru pode ser extinta por causa de fungo

Último Vídeo

A bióloga Vanessa Uscapi, da Universidade Nacional Santo Antônio Abad, em Cusco, no Peru, descobriu uma nova espécie de rã. Do tamanho de uma jujuba, ela vive nos Andes peruanos e teve sua descrição publicada na revista ZooKeys, na semana passada.

Recebendo o nome científico de Noblella madreselva, o animalzinho tem hábitos diurnos e vive nas florestas úmidas da cordilheira dos Andes. A descoberta aconteceu em 2011, mas apenas agora ela foi “oficializada”. A rãzinha madreselva tem uma coloração marrom, com uma escura mancha em sua cabeça. Para deixá-la ainda mais incrível, a natureza “pintou” sua barriguinha com manchas brancas.

Nova espécie vive entre folhas mortas no chão da floresta andina

Apesar da descoberta, os pesquisadores acreditam que a madreselva está correndo risco de extinção. Seu habitat natural está sendo destruído e um fungo pode dizimar dezenas de espécies. Esse fenômeno já foi observado em anfíbios de diversas partes do mundo, que se tornaram vulneráveis ao Batrachochytrium dendrobatidis – o nominho complicado do tal fungo.

A destruição da floresta natural dos Andes está mudando o clima da região, favorecendo a proliferação do fungo mortal. Além da madreselva, outras espécies de rãs e sapos correm risco por causa disso.