Surfista cura doença no olho enfiando o rosto em onda gigante
374
Compartilhamentos

Surfista cura doença no olho enfiando o rosto em onda gigante

Último Vídeo

Um surfista, de 61 anos, curou uma doença que tinha no olho, chamada pterígio, de uma maneira simples e que ele conhecia bem: enfiando a cabeça na água enquanto surfava. Com isso, ele escapou de ir para cirurgia e ainda se divertiu durante o procedimento.

O pterígio é uma irritação perigosa que aparece em pessoas que ficam muito tempo expostas ao sol, logo, a doença é bastante comum entre os surfistas. O problema é que, com o tempo, essa irritação cobre toda a córnea, causando perda da visão e uma sensação estranha, como se a pessoa tivesse algo no olho.

Nos Estados Unidos, o pterígio é conhecido como “olho de surfista”, justamente por ser algo que acontece mais entre os praticantes do esporte. O excesso de exposição à luz solar causa a irritação e dá lugar à doença.

Fonte da imagem: BMJ Case Reports

Acima, vemos o surfista – na prancha amarela – pegando uma onda de 10 metros na ilha de Oahu no Havaí, local conhecido por suas ondas gigantes. Na ilha, as ondas costumam ter uma média de 15 metros de altura e chegam a alcançar 70 km/h.

Este interessante caso aconteceu em 2013, mas foi publicado na revista médica BMJ Case Reports no final do mês passado (26). Segundo o autor da publicação, o doutor Thomas Gordon Campbell, “esta é a primeira vez que alguém registra esta espécie de tratamento para o olho de surfista”.

A intervenção do atleta aconteceu em junho de 2013 e, até hoje, o pterígio não retornou. No entanto, Campbell recomenda que, caso a irritação volte, o surfista procure tratamentos mais convencionais.

Você teria coragem de enfiar a cabeça – com o olho aberto – na água enquanto surfa em uma onda de 10 metros de altura?

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.