Ciência
04/02/2016 às 14:48•1 min de leitura
Se você se acha uma pessoa azarada, é melhor repensar essa posição: um homem de 49 anos foi atendido no município de Sincelejo, no norte da Colômbia, e descobriu estar com dengue, zika e chikungunya – tudo ao mesmo tempo! O caso foi publicado por médicos colombianos em um artigo no Journal of Infection and Public Health.
Depois de passar alguns dias com febre, conjuntivite e perceber o aparecimento de manchas em suas costas e braços, o homem resolveu buscar atendimento. Os médicos ainda identificaram mais outros dois sintomas – avermelhamento dos gânglios linfáticos e inchaço nas pernas – e encaminharam o paciente para exames de detecção dos três vírus. Surpreendentemente, todos deram positivo.
Olho do azarado paciente (fonte: J. Infect. Public Health)
Foi o primeiro registro de ocorrência simultânea das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti em uma única pessoa. Apesar de não terem sido divulgados maiores detalhes a respeito de um dos caras mais azarados do planeta, sabe-se que ele viajava constantemente para diferentes regiões do país e que isso pode ter contribuído para aumentar sua exposição aos diferentes vírus.
Apesar do triplo baque, especialmente se tratando de doenças sérias, o homem foi tratado e graças a sua rápida recuperação, foi liberado pouco tempo depois de dar entrada no hospital. Os médicos afirmaram, no entanto, que o surgimento de um caso de coinfecção deve ser encarado como um alerta, principalmente para os países latino-americanos.