10 atitudes de um funcionário que dificilmente será demitido
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10 atitudes de um funcionário que dificilmente será demitido

Equipe MegaCurioso
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1 – Ser uma pessoa com a qual os outros gostam de trabalhar

Ninguém curte trabalhar ao lado daquele cidadão prepotente, que vive de cara fechada e que rouba a ideia dos colegas, por exemplo. Chefes e coordenadores enxergam com bons olhos o funcionário que se dá bem com todo mundo – significa que ele não tem os defeitos citados anteriormente.

2 – Ser honesto

Falar de maneira franca com colegas e superiores é uma qualidade bastante valorizada. Quando algo sai errado, é fundamental conseguir falar sobre o assunto sem desespero, para que o problema possa ser resolvido. Manter uma comunicação honesta em todos os momentos é algo que faz com que seu chefe goste mais de você e valorize ainda mais o seu trabalho.

3 – Buscar ser uma pessoa melhor

Isso conta pontos positivos em todos os aspectos da sua vida, inclusive no âmbito profissional. Significa, basicamente, que você está aberto a críticas, sugestões e conselhos para que, a partir do ponto de vista de pessoas cujas opiniões contribuem para o seu desenvolvimento de alguma forma, seus posicionamentos melhorem e suas atitudes sejam mais bem aproveitadas.

4 – Reconhecer os próprios erros e as próprias fraquezas

Se o seu chefe é íntegro e profissional, não tem problema algum que ele saiba das suas fraquezas. Assim ele vai poder ajudar você a desenvolver competências que podem melhorar seu desempenho profissional de diversas maneiras.

5 – Cumprir prazos

Terminar suas tarefas no momento em que você se comprometeu a terminá-las demonstra comprometimento, seriedade e eficiência. Quando o assunto é trabalho, o melhor é não procrastinar nunca.

6 – Fugir de fofocas

Nem sempre é possível ficar de fora de situações polêmicas que podem acontecer dentro de um ambiente corporativo, mas é possível evitar ao máximo se meter em situações conflituosas, que envolvam fofocas, brigas e disputas mesquinhas.

7 – Agir

Nada de ficar de parado jogando Stop online, hein. O bom funcionário, se eventualmente fica sem o que fazer, avisa isso para seu chefe e se oferece para realizar outras tarefas. Tomar a iniciativa é uma característica muito valiosa!

8 – Expor boas ideias

Saber como comunicar suas ideias ao chefe é uma qualidade e tanto. Por isso é importante aprender a se expressar da melhor maneira possível e mostrar opiniões sobre problemas e possíveis soluções ao seu superior. Essa é uma habilidade realmente importante.

9 – Saber planejar

Um bom planejamento estratégico faz com que o tempo de trabalho seja produtivo, e não desperdiçado. O segredo aqui é colocar tudo na ponta do lápis e pensar sempre na forma mais prática e eficiente de conduzir um trabalho, sempre especificando papeis, estratégias, expectativas, métodos, necessidades e o que mais seja preciso para que o objetivo seja alcançado.

10 – Não perder tempo e energia competindo com outros funcionários

Por mais que sua vontade seja a de mostrar para todos que você é realmente bom no que faz, o ideal é revelar suas competências sem que isso signifique viver em eterna disputa com seus colegas de trabalho. Briga de ego é chato de ver – e é algo totalmente não profissional também.

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Que outras qualidades você acha que um bom profissional precisa ter? 

*Publicado em 24/11/2016

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