6 dicas valiosas para quem vai fazer uma entrevista de emprego

23/01/2017 às 09:353 min de leitura

1 – O resumão da sua vida acadêmica e profissional

Em toda entrevista de emprego você será questionado a respeito da sua formação acadêmica e sua experiência profissional. Tenha em mente o que você vai dizer e saiba que a maioria dos recrutadores gosta quando o candidato demonstra vasto conhecimento sobre sua área de atuação – só não vá pensar que o entrevistador sabe tudo sobre o seu trabalho, então evite usar expressões e jargões que possam o deixar confuso. Dê exemplos que sejam capazes de demonstrar suas capacidades.

2 – Quando perguntarem sobre seus defeitos

Não são poucos os candidatos que respondem a essa pergunta com “sou perfeccionista” ou “trabalho demais, mesmo quando estou em casa” – essa tentativa de transformar um defeito em uma qualidade é uma atitude bastante manjada, e você precisa se lembrar que profissionais de RH não são bobos e vão enxergar essa sua resposta como um velho e chato clichê.

O jeito, aqui, é revelar uma fraqueza real, mas de um jeito inteligente. Você pode dizer, por exemplo, que tem dificuldades em lidar com o estresse, mas que tem trabalhado para melhorar essa questão e já se sente mais calmo e confiante em situações adversas.

3 – A tarefa surpresa

É bastante comum que, depois de uma conversa, o candidato à vaga precise realizar alguma prova ou tarefa, ainda que não tenha sido avisado anteriormente sobre isso. Digamos que a tarefa que chega até você é uma com a qual você não tenha experiência ainda. Em vez de largar a toalha e dizer que não sabe como fazer, diga que não tem experiência com isso, mas que gosta do desafio de aprender algo novo.

4 – Perguntas sobre ambiente de trabalho

Antes da entrevista, busque saber o máximo possível de informações sobre a empresa na qual você espera trabalhar – é bem provável que você seja questionado sobre isso. Saiba responder questões como por que você gostaria de trabalhar naquela empresa ou o que a companhia tem que mais chamou a sua atenção.

Evite respostas rasas como “eu gostaria de trabalhar aqui para poder ser seu colega de trabalho” – acredite: tem gente que diz isso. A resposta ideal a esse tipo de pergunta é aquela que se refere a algo específico sobre a empresa, algo que talvez nem tenha sido mencionado ainda e que mostra que você realmente sabe do que está falando.

Se não surgir essa oportunidade de mostrar que você tem um conhecimento específico, espere até o final da entrevista – nessa hora, o candidato é geralmente indagado se tem algo a acrescentar, então você pode fazer essa pergunta mais específica e mostrar que fez o trabalho de casa.

5 – Sobre a sua aparência e a maneira como você se comporta

O nível de formalidade com que você deve se vestir para a entrevista depende da empresa que está oferecendo a vaga à qual você está se candidatando. Se for em um grande escritório de advocacia, é um tipo de roupa; agora se for em uma agência de publicidade, por exemplo, é outro estilo.

A questão é: você não deve se vestir de modo formal demais nem totalmente descontraído. Uma vez resolvida essa questão, certifique-se de se mostrar interessado, atencioso e entusiasmado sobre a vaga – sempre sem excessos. Durante a entrevista, dê ênfase às palavras-chave e faça pequenas pausas quando estiver falando sobre algo importante.

6 – Controle a forma como você age quando fica nervoso

É comum nos sentirmos nervosos em uma entrevista de emprego, assim como é comum que o nervosismo nos faça agir de maneiras estranhas – tem gente que fala demais, gente que só faz piadas, gente que não fala absolutamente nada...

Você possivelmente sabe quais efeitos o nervosismo tem sobre seu comportamento, certo? Agora a questão é treinar para lidar bem com a sua reação – respire fundo e tenha em mente que você é uma pessoa capaz de conseguir a vaga. Se for para pensar no que pode dar errado, deixe para fazer isso depois da entrevista. Preocupação e nervosismo em excesso não ajudam em nada.

***

E aí, você tem mais dicas do que fazer para se sair bem em uma entrevista de emprego? Conte para a gente nos comentários!

Imagem

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: