Recrutadora do Facebook dá 5 dicas para mandar bem na entrevista de emprego

09/03/2017 às 09:182 min de leitura

Não importa se você está correndo atrás do seu primeiro estágio ou daquela vaga dos seus sonhos: mandar bem na hora de conhecer a pessoa responsável por novas contratações na empresa onde você gostaria de trabalhar é fundamental. Não se trata de puxar saco, de modo algum, mas sim de ser capaz de mostrar seu potencial profissional e/ou acadêmico.

Miranda Kalinowski, responsável pelo recrutamento de novos funcionários do Facebook, deu algumas dicas sobre o assunto à galera do Business Insider. Vale muito a pena conferir:

1 – Pense sobre os valores da empresa

Kalinowski explica que os profissionais que prosperam no Facebook são aqueles que vão além da própria função e que conseguem pensar em coisas novas e em medidas que melhorariam a empresa de alguma forma. Se você trabalha como designer, por exemplo, conta pontos o fato de você ser interessado em outros setores, e não apenas se preocupar em fazer seu próprio trabalho.

Uma vez que você conheça os valores e objetivos da empresa, além de mostrar que fará seu trabalho, ganhará pontos se deixar claro – e se falar de maneira genuína, obviamente – que tem interesse em fazer com que a empresa progrida e que está disposto a arregaçar as mangas e a colocar a mão na massa sempre que preciso.

2 – Dê mais detalhes

Não demonstre imprecisão em uma entrevista de emprego, afinal o entrevistador vai querer descobrir suas qualificações detalhadamente e vai querer ouvir de você quais são seus posicionamentos em determinadas situações, especialmente nas relacionadas à resolução de problemas.

Por isso é bacana você ter em mente quais são suas reais qualidades, para que possa falar sobre elas se for necessário. Dê detalhes específicos a respeito do que você faz bem e, se já tiver experiência em outros empregos, pode citar situações nas quais precisou agir com assertividade e resiliência, obtendo bons resultados. Às vezes, a forma como você fala sobre essas questões é mais interessante do que as qualidades que você está descrevendo.

3 – Seja confiante!

Kalinowski afirma que precisamos ser nossos próprios advogados, sabendo escolher as palavras certas nos momentos oportunos. Por isso, seja autêntico, demonstre seriedade e confiança, e, se sentir que precisa, peça para responder a uma pergunta de outra forma, desde o começo. Respire fundo, não busque ser o que você não é e não se sinta intimidado.

4 – Seja bom de papo

Pense na sua entrevista de emprego como uma conversa, feita de perguntas, respostas e comentários. Não exagere em ficar calado por muito tempo, mas também não seja aquela pessoa que fala demais e que concorda com tudo. Nada de chavões ou de frases prontas, hein! O segredo aqui é equilíbrio.

5 – Demonstre seu entusiasmo

Ok, ok, estamos falando de conselhos dados por uma pessoa que entrevista candidatos que querem trabalhar no Facebook, então possivelmente todos eles demonstram algum grau de empolgação. Ainda assim, se Kalinowski citou entusiasmo como peça-chave, então devemos anotar a dica no caderninho.

Ela usou como exemplo o caso de um candidato que estava tão empolgado com a ideia de trabalhar no escritório do Facebook, que chegou a dizer que trabalharia de graça. A proposta obviamente não foi aceita, mas a vontade que aquele homem tinha de trabalhar na empresa foi algo que contou pontos a seu favor.

Kalinowski não quer que você diga que vai trabalhar de graça em algum lugar – não é isso! A questão é mostrar que, além de conseguir o emprego, trabalhar na empresa que abriu a vaga à qual você concorre seria uma honra e uma oportunidade de aprendizado. Essa é a questão.

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