Sua vida profissional está bagunçada? Veja 4 formas de resolver o problema

11/07/2016 às 06:292 min de leitura

1 – É preciso levar em consideração a cultura do local onde você trabalha

Se situe!

Não dá para esperar um clima descolado, com patinetes, fliperama e colchões para cochilos durante o expediente em um escritório de advocacia, por exemplo. Antes de aceitar trabalhar em um determinado local, pergunte a si mesmo qual é a coisa mais importante para você nesse emprego e, assim que tiver a resposta, busque sempre entender o funcionamento da empresa onde você está indo trabalhar.

É essencial também entender a cultura do local no sentido de: você precisa chegar antes e ir embora depois do seu chefe ou apenas cumprir a sua carga horária? É um tipo de emprego que possibilita que você trabalhe em casa, se necessário? Até que ponto esse tipo de flexibilidade é fundamental para você? Pense nisso tudo antes de aceitar o emprego.

2 – Tenha consciência de que as pessoas da sua geração são estereotipadas

Sad, but true

Ah, a Geração Y... Se você está procurando seu primeiro estágio ou emprego, é bem possível que você pertença a ela, que é vista como uma geração de jovens aventureiros, experts em tecnologia, cheios de energia, mas também malvistos em termos de comprometimento, ética e acertos de contas, inclusive.

A dica aqui, para evitar ser visto dentro desse estereótipo, é mostrar trabalho. Não confunda com ser “puxa-saco” – mostrar trabalho é expressar interesse, dedicação, disposição para novos desafios e aprendizados e, claro, determinação para cumprir tarefas e prazos. Vale até mesmo se importar em termos de aparência e, de repente, usar uma roupa melhor, não se esquecer de tomar banho, de passar antitranspirante e evitar ao máximo chegar no trabalho fedidinho e desleixado – sim, isso acontece.

3 – Ganhe confiança cedo e seja emocionalmente inteligente

Motivação!

Mantenha uma boa relação com seu chefe – ou com a sua chefe, já que mulheres estão conseguindo cada vez mais lugares de poder –, sem falsidade, obviamente, de modo que seja possível, com o passar dos tempos, pedir favores e se prontificar a ajudar também.

Seu desempenho pode fazer de você um funcionário muito melhor do que aquela outra pessoa que realiza a mesma função que a sua e está na empresa há muito mais tempo que você. Manter o foco nisso é um jeito de garantir que sua performance na firma seja valorizada desde cedo.

Valorizar desempenho é geralmente o mesmo que ganhar a confiança da chefia e, em termos de trabalho remoto ou futuros favores e benefícios, nada melhor do que ser um funcionário de confiança e bem-visto pelos demais.

Outra dica importante: se você tem dúvidas, fale sobre elas, faça pergunta. Mostrar vulnerabilidade não é problema – pelo contrário. Expor suas dúvidas é também mostrar interesse pelo papel que você desempenha na empresa. Comunicação é fundamental.

4 – Assuma o controle sobre o equilíbrio da sua vida profissional

Você tem o poder!

Não importa qual seja a sua área de atuação: a verdade é que, geralmente, depois de um tempo, você vai precisar fazer alguns sacrifícios para atender às demandas do seu trabalho.

“Alguém uma vez me disse, no meu início de carreira, que existem três coisas em um trabalho: dinheiro, pessoas e se você está aprendendo alguma coisa. Se você tem duas dessas coisas, você indo muito bem. Você decide quais são importantes. É decidir seus valores, para onde você quer ir e o que quer fazer”, disse Rachel Rider, coach executiva, em declaração publicada no Mental Floss.

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Você tem mais alguma dica infalível para se dar bem no ambiente de trabalho?

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