Carro-camaleão: Toyota apresenta o carro que muda de cor

08/11/2013 às 10:332 min de leitura

O mundo automobilístico movimenta economicamente uma infinidade de recursos do planeta, utilizando as mais diversas matérias-primas e gerando incontáveis empregos diretos e indiretos. Por outro lado, a utilização em larguíssima escala de automóveis para a locomoção humana tem causado seriíssimos problemas ambientais ao planeta, além de proporcionar intermináveis engarrafamentos nos trânsitos de grandes cidades.

Pensando nisso, as companhias que desenvolvem os veículos têm buscado formas de resolver essas questões negativas, procurando maneiras de aliviar a emissão de poluentes, e também de dinamizar o uso dos carros, a fim de ajudar a evitar transtornos no trânsito.

Uma das inovações que serão apresentadas durante o Salão do Automóvel realizado em Tóquio (Japão) será um veículo com uma nova tecnologia de auxílio aos motoristas na cobertura de praticamente todos os pontos cegos que existem em um carro.

Fonte da imagem: Divulgação/BloombergEssa novidade muito importante está incluída no novíssimo protótipo da Toyota. Mas o que chama muito mais a atenção nesse mesmo lançamento é uma função um pouco diferente... De acordo com a empresa, o novo carro revelado pela companhia tem capacidade de mudar sua coloração externa de acordo com o humor do motorista. Além disso, o alegre veículo também pode sugerir possíveis destinos, baseando-se nas expressões faciais de quem está sentado ao volante.

Vermelho para os apaixonados?

O projeto, que ainda está em plena fase de desenvolvimento, recebeu o codinome de Toyota FV2 e deve apresentar uma aplicação de altíssima tecnologia em relação ao reconhecimento facial de vocal de humanos feito por computadores. “O carro será um grande atrativo para as futuras gerações digitais, que serão muito mais ligadas aos seus smartphones e iPads desde as mais tenras idades, diz Takeo Moriai, gerente de produto e de planejamento da Toyota.

Fonte da imagem: Divulgação/BloombergA companhia japonesa está firmando uma parceria com a americana General Motors para introduzir assistência computadorizada aos veículos, no intuito de ajudar a reduzir as falhas humanas durante o tempo de direção. Em outras palavras, em longo prazo, essa tecnologia pretende fazer com que os carros possam se conduzir sem o auxílio de um motorista.

Pensando seriamente na evolução

Além do curioso FV2, a Toyota também vai anunciar um novo conceito de carro, que será o primeiro veículo da marca movido totalmente a hidrogênio. A novidade deve contar com a incrível autonomia média de 500 quilômetros, para apenas uma recarga de hidrogênio — o que leva um tempo total estimado de três minutos.

Fonte da imagem: Divulgação/ElMundo.esO novo projeto por enquanto é chamado de FCV Concept, e a Toyota pretende fazer o lançamento oficial do carro em meados de 2015. Esse último anúncio realmente pode causar um novo abalo na indústria tecnológica automobilística, colocando a companhia japonesa fabricante do Corolla novamente no topo do ranking de empresas.

Imagem

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: