Ciência
24/07/2015 às 12:50•5 min de leitura
Perseguições policiais usando supercarros são uma imagem que geralmente é associada aos video games, já que forças policiais na vida real não dispõem de veículos muito extravagantes para trabalhar.
Existem alguns países no mundo, no entanto, que decidiram quebrar essa regra. Emirados Árabes Unidos, Itália e Alemanha resolveram que sua polícia deveria fazer mais do que proteger e servir: ela deveria também chamar atenção. E que melhor forma de fazer isso do que desfilar com carrões por aí?
Reunimos, então, as 11 viaturas mais caras (e rápidas) do mundo – e, para a surpresa de ninguém, Dubai domina a lista.
Começamos com um dos carros mais caros da Mercedes e o mais barato da lista. A Mercedes-Benz SLS AMG tem à sua disposição nada menos que 550 cavalos de potência e pode alcançar 315 km/h. Para ter uma dessas aqui no Brasil, você precisa desembolsar mais de 1 milhão de reais.
Porém, estamos falando de Dubai, um lugar, onde ostentar não é necessariamente um problema. A localidade tem uma frota policial de dar inveja a muito milionário por aí, mas o mais interessante é que a real serventia dos carrões é ajudar nas relações públicas da cidade.
Falar de carros esportivos e não falar de uma McLaren é uma tarefa quase impossível. E, é claro, Dubai também resolveu adquirir uma para fazer parte da sua frota. Com um motor V8 de 616 cavalos e capaz de fazer de 0 a 100 km/h em apenas 2,8 segundos, o bólido se junta à Mercedes para desfilar pelas ruas da cidade.
O interessante é que a rotina dos policiais que dirigem esses carros inclui passar pelos principais pontos turísticos para tirar fotos e interagir com as pessoas. Os carros são mantidos em uma enorme garagem e sempre estão brilhando. Nada mais natural quando se fala em supercarros.
Se nos Emirados Árabes não existem tantos problemas assim e os carrões são usados para desfilar, na Itália a conversa é um pouco diferente.
Em 2004, a Lamborghini doou alguns carros para a polícia italiana, e esses veículos eram nada menos que a Gallardo – também conhecida como "baby Lambo". Equipada com um motor V10 de 5 litros e com "modestos" 493 cavalos, os veículos foram adaptados com equipamentos de ponta para atender emergências – o que significa que o carro é efetivamente utilizado em serviço.
E, convenhamos, nada mais apropriado para um atendimento rápido do que um carro que pode chegar a 309 km/h.
A dobradinha italiana é composta também por um dos modelos mais recentes da fabricante de carros de Bolonha. A Lamborghini Huracán foi lançada em 2014 e, como de praxe, a montadora doou uma para a polícia.
O carro, batizado com o nome do deus maia do vento, da tempestade e do fogo, veio para tomar o posto da Gallardo e conta também com motor V10, mas com mais de 600 cavalos, capaz de garantir ao modelo uma velocidade máxima superior a 325 km/h.
Como sua antecessora, a Huracán também foi equipada com equipamentos tecnológicos de última linha, como dispositivos de busca e reconhecimento por vídeo, além de um compartimento refrigerado para transporte de órgãos – de uma forma excepcionalmente rápida.
Se tem esportivos, tem Ferrari. A FF foi o primeiro modelo da marca com tração integral, e com um V12 que permite que chegue à velocidade máxima de 335 km/h, tornou-se também o carro de quatro lugares mais rápido do mundo. Isso permite que eventuais transgressores sejam transportados nela em caso de problemas nas ruas de Dubai.
Outro aspecto importante da pomposa frota policial da cidade é que, apesar da presença de carros superesportivos ser muito comum, essas viaturas dificilmente serão vistas em situações de perigo: para isso, os policiais têm à disposição as bem mais modestas BMW M5 – um sedã de luxo com 500 cavalos, mas bem mais barato que os outros carros.
Mais um touro de Bolonha na lista, mas que não está na polícia italiana. A Lamborghini Aventador custa quase 3 milhões de reais no Brasil e já apareceu nas mãos de nomes como Eike Batista e Fernando Collor – os dois carros, coincidentemente, foram apreendidos pela Polícia Federal.
Em Dubai, no entanto, o esportivo de 690 cavalos e que faz de 0 a 100 km/h em menos de 3 segundos pode ser visto andando calmamente pelas ruas, acompanhado de outros carrões.
Da Arábia para a Alemanha, um dos modelos mais raros do esportivo da Audi também tem sua versão policial. O R8 GTR é uma edição apimentada pela ABT de um carro que já é extremamente rápido por si só e vem com 612 cavalos despejados pelo motor V10.
O detalhe é que ele traz bancos esportivos, cintos de quatro pontos e uma "rollcage" (barras internas para reforço do chassi) – itens comuns em carros de corrida. Capaz de atingir mais de 320 km/h, o R8 GTR é uma viatura perfeita para manter a ordem nas Autobahns, as estradas alemãs sem limite de velocidade.
Se um Audi não fosse o suficiente, a polícia alemã conta também com uma versão completamente anabolizada de uma Mercedes-Benz CLS, preparada pela Brabus. Com 720 cavalos de potência e com velocidade máxima estimada em mais de 360 km/h, o imenso sedã tem tudo para fazer jus ao nome de "foguete".
Por mais irônico que isso possa soar, tanto a Mercedes quanto o Audi foram feitos como parte de um programa para promover práticas seguras e legais na preparação de carros.
Para quem conhece um pouco de carros, o fato de o Veyron estar em terceiro lugar nessa lista talvez seja um motivo para surpresa. Para quem não conhece, no entanto, é bom saber que, quando começou a ser vendido, o carro ocupava posto de carro de produção mais rápido do mundo, além de ser um dos mais caros – desconsiderando raridades clássicas.
Com um motor de 16 cilindros em W alimentados por quatro turbinas, o Veyron tem impressionantes 1.000 cavalos de potência e ultrapassa os 400 km/h. Em Dubai, porém, ele anda bem devagarinho: o suficiente para que todo mundo possa fotografar e admirar o seu belíssimo design.
Mas você deve estar se perguntando: o que poderia ser mais caro que um Veyron, então? E a resposta está no superesportivo britânico One-77, da Aston Martin. Como o nome indica, sua produção foi limitada à 77 unidades, e é claro que Dubai não ia deixar a oportunidade de reservar uma para a sua frota policial.
Diga-se de passagem, os árabes tiveram a "sorte" (ou o dinheiro) que muitos milionários não tiveram para garantir uma unidade do raríssimo carro, que até então poderia ser o mais exclusivo, caro e um dos mais rápidos da lista – podendo atingir mais de 350 km/h –, se não fosse por um último nome...
Ok, a frota da polícia de Dubai está avaliada em quase 14 milhões de reais e tem um One-77, mas foi um vizinho árabe que conseguiu ficar no topo da lista: Abu Dhabi. Igualmente árabe e igualmente rico, o emirado sedia anualmente uma das mais prestigiadas etapas da Fórmula 1.
Além disso, foi também cenário do último filme da franquia "Velozes e Furiosos", que, coincidentemente, apresentou ao mundo o veículo mais caro da nossa lista: o Lykan HyperSport.
Foram apenas sete unidades produzidas, e uma delas faz parte da frota da polícia de Abu Dhabi. O carro é caro em função de algumas "excentricidades" dignas dessa região do mundo, como os 420 diamantes integrados ao farol do veículo. Em termos de desempenho, ele também não deixa a desejar: são 740 cavalos e uma velocidade máxima declarada de 385 km/h.
Parece que a polícia de Dubai arranjou um amiguinho para brincar de "eu tenho, você não tem".