Ex-diretor do Inpe é nomeado um dos cientistas do ano pela Nature

Ex-diretor do Inpe é nomeado um dos cientistas do ano pela Nature

Último Vídeo

O físico e ex-diretor do Inpe e do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, Ricardo Galvão, foi escolhido como uma das personalidades mais importantes para a Ciência em 2019 segundo a revista 'Nature'. A confirmação foi dada pelo próprio Galvão hoje, dia 13.

Trabalho no Inpe

Ricardo é professor titular no Instituto de Física da Universidade de São Paulo, e ganhou enorme visibilidade em julho de 2019, quando rebateu acusações do presidente Jair Bolsonaro sobre a veracidade dos dados científicos que indicavam aumento do desmatamento na Amazônia. A própria revista "Nature" divulgou os dados do Inpe defendidos por Galvão, que foi exonerado do cargo em julho.

Alguns meses após a demissão do professor, uma nova pesquisa realizada pelo Inpe confirmou o crescente desmatamento na Amazônia 29,5% em relação ao mesmo período dos anos anteriores (agosto/2017  julho/2018). 

Prêmio da Nature

A seleção é realizada anualmente pela revista britânica e busca selecionar aqueles que "seu papel na ciência pode ter tido um impacto significativo no mundo", sendo uma das homenagens mais prestigiosas da área. Além de Galvão, outras personalidades e cientistas estarão na lista.

"Essa lista geralmente é feita com personalidades que possuem publicações com resultados científicos importantes. Eu não tenho uma publicação, mas eles consideraram importante a minha posição de defesa da ciência perante a comunidade internacional em um momento de obscurantismo", relatou Ricardo Galvão em entrevista ao jornal Estadão.

A divulgação oficial dos escolhidos acontecerá na próxima terça-feira, dia 17.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.