História real e trágica está por trás da morte das mães em filmes da Disney

12/05/2018 às 03:002 min de leitura

Você já reparou em como os desenhos da Disney costumam mostrar a morte ou a ausência dos pais? Desde a morte de Mufasa em “O Rei Leão” até o sumiço da mãe de Dumbo, muitos dos clássicos do estúdio apostam nessas histórias, mas existe uma razão bastante trágica para isso.

Em particular, as mães são as que mais morrem ou já estão mortas no começo dos desenhos. “Cinderela”, “Bambi”, “A Pequena Sereia” e “A Bela e a Fera” são alguns dos filmes em que a matriarca morreu, deixando o protagonista órfão e por vezes refém de suas madrastas. A justificativa para isso é bem mais trágica do que poderíamos imaginar e envolve a mãe do próprio Walt, Flora Disney.

No final dos anos 30, Walt Disney começava a trilhar a sua jornada de sucesso. Ele se mudou para uma casa e comprou outra ao lado da sua para que seus pais viessem morar quase com ele. Só que essa residência estava com um problema no aquecedor a gás, que fez com que Disney chamasse especialistas para arrumar o defeito.

Elias e Flora Disney, os pais de Walt

Porém, depois que os pais se mudaram, o aquecedor apresentou um vazamento. No dia seguinte, quando a governanta chegou para trabalhar, ela passou mal com o cheiro de gás na casa e abriu todas as portas e janelas. Na sequência, procurou os patrões e encontrou os pais de Walt Disney desacordados. Elias havia encontrado a esposa no banheiro e, ao tentar carregá-la para fora, também desmaiou.

O socorro foi chamado. Elias e a governanta, chamada Alma Smith, foram internados com sinais de intoxicação, mas conseguiram sobreviver. Dona Flora Disney, porém, já estava morta quando os paramédicos chegaram à residência. A tragédia aconteceu na noite de 26 de novembro de 1938, e Walt Disney sempre se culpou pela morte da mãe.

Don Hahn, produtor-executivo do filme “Malévola”, explica que a ausência dos pais nos filmes da Disney ajuda a construir a narrativa de superação dos personagens, mas também é resultado da tragédia particular do fundador do império de animações. Mesmo filmes recentes, como “Procurando Nemo”, “Tarzan” e “Frozen”, mostram a perda materna e os reflexos desse triste passado.

*Publicado originalmente em 01/02/2017.

Imagem

Últimas novidades em Artes/cultura

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: