Ciência
02/02/2017 às 12:58•1 min de leitura
O jornal The New York Times publicou um documentário sueco pra lá de divertido: uma câmera estática mostra pessoas no alto de uma plataforma com 10 metros de altura decidindo se irão saltar na piscina ou não. Se você pensa que é só chegar e nem pensar direito, vai se divertir com o medo que a galera sente ao descobrir lá em cima que a altura é muito mais do que o esperado.
O filme foi dirigido pelos cineastas Maximilien Van Aertryck e Axel Danielson, que ofereceram US$ 30 dólares, o equivalente a pouco menos de R$ 100, para quem tivesse coragem de saltar da plataforma enquanto era filmado. Ao todo, 67 pessoas participaram da experiência, e as reações são as mais hilárias possíveis.
“Em nossos filmes, que chamamos de estudos, queremos retratar o comportamento humano, ao invés de contar nossas próprias histórias sobre isso. Esperamos que o resultado seja uma série de referências significativas, na forma de imagens em movimento”, explicaram ao NY Times.
Subir na plataforma e desistir não é nada errado. Porém, ao colocar as câmeras para filmar as reações, as pessoas naturalmente sentem uma pressão maior para que não “falhem”. Tentar adivinhar quem vai ter coragem de saltar é uma das maiores graças do curta-metragem, que foi feito praticamente com uma única câmera. E você, pularia?
Confira:
O curta estreou em janeiro do ano passado em festivais, sendo indicado ao Leão de Ouro, em Berlim. Agora, com a divulgação na íntegra pelo NY Times, ele começa a causar rebuliço também nas redes sociais. Apesar de ser falado em sueco e ter legendas apenas em inglês, o medo retratado possui uma linguagem universal.