Ciência
10/04/2013 às 10:50•1 min de leitura
O filme “Jurassic Park” foi criado em uma época em que efeitos produzidos em computadores não eram os responsáveis por grande parte dos sucessos do cinema. Por isso, o filme acabou revolucionando a indústria cinematográfica ao trazer os dinossauros de volta ao planeta.
No entanto, como você pode imaginar, a tecnologia da época era bastante limitada. Para garantir que os resultados parecessem reais, a equipe de produção contou com dinossauros-robôs gigantes durante as filmagens. Dos 14 minutos de filme com a aparição de dinossauros, apenas quatro minutos contaram com dinossauros digitais, e todo o resto foi produzido com a animatrônica (uso de eletrônica e robótica para criar bonecos ou fantoches que pareçam ter vida).
Os responsáveis por dar vida aos assustadores dinossauros foram os funcionários da empresa Stan Winston Studios, que recentemente divulgou vídeos que detalham todo o processo de criação e desenvolvimento do T-Rex, animal que apavorou crianças da década de 90.
Os material, que foi dividido em três capítulos no YouTube, traz o depoimento dos designers mecânicos do projeto, além de cenas inéditas dos bastidores e detalhes da criação do T-Rex, como desenhos, maquetes e, por fim, o acabamento do robô. Para assistir aos vídeos diretamente no YouTube, você pode clicar nestes links: parte I, parte II e parte III.