Por trás das cenas: 10 locações de filmes que você pode conhecer

22/01/2019 às 14:024 min de leitura

Se colecionamos objetos relacionados, sabemos o nome completo do elenco e chegamos a decorar as falas dos nossos filmes favoritos, por que não visitar os locais em que eles foram filmados?

Enquanto muitas equipes lançam mão da praticidade dos estúdios para criar os mais diversos cenários, algumas produções escolhem ir para a rua e aproveitar o visual de praças, museus, cafés e lanchonetes para dar vida às suas cenas.

Por esse motivo, a ARTINFO Brasil selecionou 10 filmes que foram rodados em locações famosas que estão à disposição do público para visitação. Confira cada uma delas e nos conte nos comentários sobre outras produções que você conhece que foram filmadas em diferentes lugares ao redor do mundo.

1) Rocky – Um Lutador (1976)

Fonte da imagem: Reprodução/ARTINFO Brasil

  • Local: Museu de Arte da Filadélfia
  • Endereço: Benjamin Franklin Parkway, 2600, Filadélfia – Estados Unidos

Um museu é parada obrigatória para qualquer turista, imagine então quando um famoso personagem do cinema passou por lá? Depois da cena que mostra Rocky Balboa (que foi interpretado por Sylvester Stallone) subindo os 72 degraus do Museu de Arte da Filadélfia, a escadaria ficou famosa e chegou até mesmo a ganhar o apelido carinhoso de “Rocky Steps”. Se você for até lá, tire uma foto na escadaria, mas não deixe de conferir também as obras do museu.

2) Os Embalos de Sábado à Noite (1977)

Fonte da imagem: Reprodução/ARTINFO Brasil

  • Local: Lenny’s Pizza
  • Endereço: Rua 86th, 1969, Brooklyn, Nova York – Estados Unidos

Se um dia você estiver de passagem por Nova York e bater aquela fome, não hesite dar uma passadinha na Lenny’s Pizza. Afinal, foi lá que Tony Manero (que ganhou vida nas telonas através do ator John Travolta) pediu dois pedaços de pizza para viagem. Se você duvidou da veracidade do estabelecimento ao ver o filme, saiba que a pizzaria realmente existe e fica no Brooklyn.

3) Halloween (1978)

Fonte da imagem: Reprodução/ARTINFO Brasil

  • Local: Avenida Orange Grove
  • Endereço: Avenida Orange Grove, 1530 e 1537, Los Angeles – Estados Unidos

O enredo do filme se passa em Haddonfield, em Illinois, mas na verdade as gravações do longa-metragem aconteceram na Califórnia. Se você tiver coragem de visitar as casas que serviram de cenário para essa trágica história, é possível conferir os endereços na Avenida Orange Grove, em Hollywood. No número 1530 fica a casa dos Doyle, que era onde Laurie Strode (interpretada por Jamie Lee Curtis) trabalhava como babá, enquanto o número 1537 da mesma rua era a residência da família Wallace, onde Annie (vivida por Nancy Kyes) exercia a mesma função.

4) Manhattan (1979)

Fonte da imagem: Reprodução/ARTINFO Brasil

  • Local: Sutton Square
  • Endereço: Fim da Rua 58th East, Sutton Place, Nova York – Estados Unidos

O diretor Woody Allen é conhecido por fazer filmes que valorizam as cidades e não há como negar que Nova York é um de seus cenários favoritos. Por esse motivo, é bastante comum que as cenas mostrem lugares famosos na cidade americana, mas alguns sempre ganham mais destaque do que outros. Esse é o caso da Sutton Square, que aparece no filme Manhattan. Na cena, Isaac (interpretado pelo próprio Woody Allen) e Mary (vivida por Diane Keaton) escolhem um dos bancos da praça e ficam admirando a paisagem que conta com a Ponte do Queensboro e o Rio East.

5) Harry e Sally – Feitos Um Para o Outro (1989)

Fonte da imagem: Reprodução/ARTINFO Brasil

  • Local: Katz’s Delicatessen
  • Endereço: Rua East Houston, 205, Nova York – Estados Unidos

A pequena discussão sobre fingir ou não fingir e a memorável interpretação que Meg Ryan (no papel de Sally) faz de um orgasmo foi filmada no restaurante Katz’s Delicatessen, em Nova York. Isso fez com que o destino ficasse famoso entre os curiosos e os fãs do filme. A direção do restaurante chegou até mesmo a colocar uma placa divertida que indica a mesa em que Harry e Sally haviam se sentado para rodar a cena.

6) Central do Brasil (1998)

Fonte da imagem: Reprodução/ARTINFO Brasil

  • Local: Estação Central do Brasil
  • Endereço: Avenida Presidente Vargas, Centro, Rio de Janeiro – Brasil

Para brasileiro nenhum botar defeito, a lista inclui um famoso destino nacional: a Estação Central do Brasil. Localizada no centro do Rio de Janeiro, a estação de trem serviu de cenário para o filme homônimo que arrematou uma série de prêmios e aumentou o reconhecimento do cinema nacional. Como acontece em toda estação de trem e metrô, o melhor momento para visitar esse prédio – que foi erguido no século 19 – é fora dos horários de pico.

7) Cidade dos Sonhos (2001)

Fonte da imagem: Reprodução/ARTINFO Brasil

  • Local: Mulholland Drive
  • Endereço: Mulholland Drive, Los Angeles – Estados Unidos

Os grandes fãs da produção de David Lynch certamente saberão que o título original do longa-metragem é justamente Mulholland Drive, que é o nome da estrada em que se passa um dos principais acontecimentos do filme. Além disso, a rodovia localizada entre as montanhas de Los Angeles é bastante famosa e conhecida na região. Quando estiver visitando a cidade, não deixe de passar por lá, mas tenha cuidado para não se envolver em um acidente e acabar perdido na estrada como aconteceu com Rita, a personagem de Laura Harring.

8) O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (2001)

Fonte da imagem: Reprodução/ARTINFO Brasil

  • Local: Café des 2 Moulins
  • Endereço: Rua Lepic, 15, Montmartre, Paris – França

Imagine se você pudesse encontrar a adorável Amélie Poulain em um dos inúmeros cafés espalhados por Paris. Bem, pode até ser que você não se depare com a atriz Audrey Tautou, mas certamente você será capaz de reconhecer a locação de algumas cenas do filme quando entrar no Café des 2 Moulins. Difícil vai ser conseguir um lugarzinho, já que o café se tornou um ponto turístico da Cidade Luz depois de aparecer no filme e desde então está sempre lotado.

9) Ensaio sobre a Cegueira (2008)

Fonte da imagem: Reprodução/ARTINFO Brasil

  • Locais: Viaduto do Chá e Teatro Municipal de São Paulo
  • Endereço: Praça Ramos de Azevedo, s/nº, Centro, São Paulo – Brasil

O trabalho do diretor Fernando Meirelles foi tão bem construído que um espectador desavisado pode pensar que todas as cenas da cidade em caos foram filmadas em um lugar só. Na verdade, o filme foi rodado no Uruguai, no Canadá e também teve algumas cenas externas feitas em São Paulo. Os personagens vividos por Julianne Moore, Mark Ruffalo e Danny Glover passam por lugares famosos localizados no centro da capital paulista como o Viaduto do Chá e o Teatro Municipal. Se você já não passou por esses lugares, não deixe de incluí-los no roteiro da sua próxima viagem a São Paulo.

10) Flores Raras (2013)

Fonte da imagem: Reprodução/ARTINFO Brasil

  • Local: Aterro do Flamengo
  • Endereço: Avenida Infante Dom Henrique, s/n°, Rio de Janeiro – Brasil

Uma das mais recentes produções nacionais, o filme Flores Raras conta a história de amor da arquiteta brasileira Lota de Macedo Soares (interpretada por Gloria Pires) e da poeta americana Elizabeth Bishop (vivida por Miranda Otto). Como Lota foi a arquiteta responsável pela criação do Aterro do Flamengo, as cenas não poderiam deixar de ser filmadas lá, o que fez com que o espaço de lazer carioca ganhasse destaque no filme.

Imagem

Últimas novidades em Artes/cultura

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: