10 atores que sofreram acidentes na telona

29/11/2014 às 09:374 min de leitura

Nem tudo é glamour em Hollywood. Em algumas cenas marcantes dos filmes, vários atores deram muito mais que uma atuação brilhante na versão que chegou às telas dos cinemas. As lesões variam de pequenos hematomas até ossos quebrados, e talvez você nem imagine que a cena do seu astro favorito tenha sido incentivada pela adrenalina de uma dor real.

Claro, acidentes acontecem, mas não é tão comum que algumas cenas com cortes e fraturas reais cheguem à versão que é exibida ao público. Listamos abaixo alguns filmes em que a dor dos personagens não é pura ficção.

Fred Astaire – Nas Águas da Esquadra (1936)

Lesão: Queixo e olho atingidos

Motivo: Durante uma das coreografias do musical, Ginger Rogers, a parceira de Astaire em cena, usava um vestido de mangas longas decorado com miçangas, e foi justamente essa parte do figurino que acertou em cheio o rosto de Astaire enquanto Rogers rodopiava.

O peso das miçangas junto com a velocidade do giro e o fato de ter sido atingido no olho deixaram o ator até meio tonto. Tentaram regravar a cena mais algumas vezes, mas não teve jeito, a melhor foi justamente aquela que Astaire foi acertado no rosto.

Margaret Hamilton – O Mágico de Oz (1939)

Lesão: Queimaduras de segundo grau no rosto e na mão

Motivo: A atriz interpretava a Bruxa Má do Oeste e acabou se queimando em uma cena que envolvia efeitos pirotécnicos para a personagem desaparecer. Um alçapão que deveria proteger a atriz da explosão não funcionou direito e ela se machucou de verdade.

Seis semanas depois, quando voltou a filmar, ela precisou usar maquiagem pesada e luvas verdes nas mãos para esconder as queimaduras.

Malcolm McDowell – Laranja Mecânica (1971)

Lesão: Arranhão na córnea e cegueira temporária

Motivo: A cena da lavagem cerebral do personagem é talvez uma das mais icônicas do clássico filme de Stanley Kubrick. O que você talvez não saiba é que foi justamente essa cena que fez com que McDowell quase ficasse cego pelo longo período que ficou com os olhos forçadamente abertos.

Aliás, o médico da cena que goteja um medicamento nos olhos do ator era um médico real que precisava aplicar um colírio a cada 15 segundos para evitar que Malcom McDowell ficasse permanentemente cego.

Brad Pitt – Seven: Os Sete Crimes Capitais (1995)

Lesão: Rompimento de um tendão na mão

Motivo: Durante uma cena de perseguição na chuva, Brad Pitt acaba enfiando o braço em uma janela e, com isso, rompe um tendão na mão. Para evitar parar as gravações, a lesão foi incorporada ao roteiro do filme, e o ator conseguiu continuar filmando com o braço enfaixado.

Nicole Kidman – Moulin Rouge: Amor em Vermelho (2002)

Lesão: Costelas quebradas e um rasgo na cartilagem do joelho

Motivo: Durante um dos ensaios, duas semanas antes de começar as gravações, o parceiro de Nicole Kidman no filme, Ewan MacGregor, deixou a estrela cair, fazendo com que ela quebrasse as costelas e rompesse a cartilagem do joelho.

Quando as gravações de fato começaram, a atriz estava quase recuperada, mas o figurino exigia espartilhos muito apertados, e isso acabou fazendo com que as costelas se quebrassem de novo. Além disso, o joelho ainda não estava totalmente recuperado, e muitas das cenas tiveram que ser feitas com a atriz sentada porque ela estava usando uma braçadeira na perna.

Viggo Mortensen – O Senhor dos Anéis: As Duas Torres (2002)

Lesão: Dois dedos do pé quebrados e um dente lascado

Motivo: Em uma cena, Aragorn chuta um capacete, grita para demonstrar sua frustração e cai de joelhos. O que muita gente não sabe é que no momento em que ele chutou o capacete, quebrou dois dedos do pé, e o grito foi em parte a frustração do personagem misturada com a dor do próprio ator.

Em outra cena totalmente diferente, no meio de uma batalha, o astro levou um golpe na boca que arrancou um pedaço do dente, mas pediu apenas um pouco de cola e continuou a gravação.

Um fato curioso é que outros atores também sofreram lesões durante as filmagens da trilogia. Orlando Bloom (Legolas) quebrou as costelas, e Sean Astin (Sam) cortou o pé e precisou levar pontos. Que zica!

Halle Berry – Na Companhia do Medo (2003)

Lesão: Braço quebrado

Motivo: Em uma das cenas, Robert Downey Jr segura Halle Berry enquanto ela se debate, mas os dois atores acabaram se empolgando: Downey Jr fez um pouco mais de força do que deveria e quebrou o braço de Berry.

As filmagens precisaram ser pausadas por oito semanas enquanto Berry se recuperava e, segundo ela, foi só um acidente bizarro, e os dois continuam sendo amigos.

Leonardo DiCaprio – Django Livre (2012)

Lesão: Cortes na mão

Motivo: Durante uma cena em que o ator gritava ferozmente com outros personagens, DiCaprio bateu com tanta força na mesa que acabou esmagando um copo e cortando a mão. Porém, apesar do sangue pingando, ele continuou interpretando, e é possível até vê-lo tirando os cacos de vidro do corte em alguns momentos.

Depois de assustar alguns colegas em cena e até mesmo sujar o rosto de outro ator com sangue bem real, DiCaprio precisou levar alguns pontos, mas continuou as filmagens normalmente.

Jake Gyllenhall – O Abutre (2014)

Lesão: Cortes na mão

Motivo: A cena em que Gyllenhaal segura um espelho e grita para demonstrar sua frustração foi tão intensa que o espelho quebrou e acabou causando um corte feio na mão do ator. Depois disso, Jake levou alguns pontos e tentou esconder isso deixando a mão atrás das costas em algumas cenas.

Channing Tatum – Foxcatcher: Uma História que Chocou o Mundo (2015)

Lesão: Cortes e hematomas no rosto e na cabeça

Motivo: Em uma das cenas, o personagem de Tatum fica tão revoltado que começa a destruir o quarto do hotel e a dar cabeçadas em um espelho. Apesar da proteção colocada, o ator conseguiu não apenas quebrar o espelho, mas também parte da parede de drywall, além de cortar o próprio rosto.

O filme só estreia aqui no Brasil no começo de 2015, mas, se você for assistir, repare bem nessa cena e saiba que o ator deu literalmente o próprio sangue por ela.

Últimas novidades em Artes/cultura

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: