Artes/cultura
21/10/2015 às 09:05•2 min de leitura
Gostando ou não de filmes de terror, você deve ter levado aquele susto maldito com uma batida de porta ou com a aparição do assassino macabro, maligno e cruel que era previsível. É sempre assim: as idiotices que os personagens cometem poderiam ser facilmente evitadas com um pouco de conhecimento sobre clichês de filmes de terror.
Esse tipo de cena faz com que alguns fiquem com medo de olhar no espelho por uma semana. O vídeo abaixo ilustra muito bem as várias maneiras possíveis de utilizar um espelho como causador de sustos:
Sabe aquele momento em que você sente ódio do personagem principal porque ele não consegue abrir a porta de casa ou dar partida no carro e acaba derrubando as chaves? Isso sempre acontece e mesmo assim o seu coração vai a mil, não é?
Um assassino quer te matar e já acabou com os seus amigos, mas você está com aquela pessoa de que você tanto gosta e o clima começa a esquentar — não pergunte como. É aí que vocês têm a brilhante ideia de fazer sexo ali mesmo, esquecendo um pouco da tensão e dando lugar ao tesão. Adivinha só: há grandes chances de “dar ruim”, por “incrível” que pareça.
“Devo ir a uma casa linda no centro da cidade ou a uma cabana abandonada no meio da floresta nas minhas férias? É claro que escolherei a segunda opção!”
É inacreditável que, todas as vezes que uma das personagens vai ligar para a polícia, parentes ou amigos, o sinal do celular as deixa na mão. Então fica a dica: se um fantasma/assassino/demônio estiver atrás de você, não tente ligar para ninguém. Só corra.
Já foi citado que é extremamente estressante quando o personagem não consegue colocar a chave na ignição, mas pior ainda é quando ele consegue, mas o carro não quer funcionar de jeito nenhum.
Esse clichê normalmente é inserido mais para o final do filme. Finalmente alguém consegue dar um tiro, porretada ou facada certeira no vilão e todos começam a comemorar, mas quando parece que está tudo bem e que os créditos vão subir, levamos um susto com um ataque surpresa dele.
Aparentemente, para muitos roteiristas e diretores de filmes de terror, quando as mulheres ficam com medo não conseguem correr direito. Na maioria das vezes que elas tentam correr acabam tropeçando diversas vezes, deixando o clima cada vez mais tenso e o assassino mais próximo.
Se um dia você estiver fugindo de uma ameaça sobrenatural ou de um assassino em série sanguinário, lembre-se da lógica de vários filmes de terror: ele está atrás de você!
Se você estivesse deitado na sua cama e acordasse com um barulho que aparentemente vinha de dentro da sua casa, a primeira coisa que passaria pela sua cabeça seria: “Preciso checar de onde veio esse som”? Pelo menos nos filmes de terror isso acontece com bastante frequência.
E você? Lembra de outro clichê presente em filmes de terror?