Por que a batata frita fica ruim quanto está fria?
517
Compartilhamentos

Por que a batata frita fica ruim quanto está fria?

Último Vídeo

Você sem dúvidas já passou por uma situação assim: comprou aquele combo com tudo a que tinha direito (hambúrguer, batata frita, refrigerante e sobremesa) e acabou não aguentando comer. Aí, levou para casa, já que desperdício não é nada legal. Algum tempo depois, resolveu dar uma chance para aquela meia porção de batatas que sobrou. Resultado: elas estavam horríveis, rígidas e sem gosto. Por qual motivo isso acontece?

Segundo Matt Hartings, professor assistente de Química na Universidade Americana, em Washington, Estados Unidos, a batata fica ruim porque  tem sua textura modificada. Isso acontece porque  esse alimento está preenchido com amido, que só tem um gosto agradável quando está “hidratado”.

Imagine que os amidos são como pequenas esferas de cristal: quando as batatas são fritas em temperaturas altas, a água entra nas esferas, as preenchendo como se fossem balões. É essa estrutura de “balão” que torna a batata crocante e saborosa.

Porém, quando elas esfriam, a água sai desses cristais, o que deixa a batata mole e com aspecto encharcado.

Matt lembra que a temperatura também influencia diretamente no sabor, já que o calor pode realmente potencializar o gosto dos alimentos. E, para completar, ele citou o aroma, que desempenha um grande papel na forma como “sentimos o gosto” de uma comida: quando a batata está fria, ela perde o seu cheiro.

Agora você sabe que não adianta guardar a batata frita para depois! É melhor chamar um amigo para dividir a porção!

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.