publicidade

7 formas de ser mais respeitado

14/10/2016 às 10:512 min de leitura

1 – Coloque a gentileza em prática

Você gosta de ser tratado com respeito, certo? Pois é assim com as outras pessoas também. O segredo aqui é ser gentil com todas as pessoas do seu convívio, independente do papel delas em sua vida e independente também do seu humor do dia. Ser simpático com o porteiro, com os colegas de trabalho, com a esposa, com o marido, com as pessoas da família e com os funcionários da padaria onde você compra pão, por exemplo, é uma boa maneira de ter o respeito dessas mesmas pessoas.

2 – Elimine comportamentos desrespeitosos

Se você tem hábitos como revirar os olhos, bufar ou não largar do celular quando alguém está falando contigo, está na hora de rever isso. Não apenas essas atitudes são bastante deselegantes, como podem acabar fazendo com que sua imagem seja permanente vista como a de alguém que não presta atenção nas falas das outras pessoas.

É aquela boa e velha lógica da reciprocidade: você gostaria de falar para alguém que claramente não está interessado no seu papo? Não, né. Então não aja dessa maneira com os outros também.

3 – Seja um bom ouvinte

Eis uma tarefa aparentemente fácil, mas que não é tão simples assim. Ouvir ativamente o que os outros têm a dizer significa dar espaço ao outro e fazer perguntas pertinentes com relação àquilo que ele está falando. Quando você faz isso com uma pessoa, quando demonstra real interesse pelo que ela tem a dizer, acaba conseguindo o respeito e a simpatia dela.

4 – Seja prestativo

Um jeito fácil de ganhar o respeito de alguém é demonstrar que se está sempre disposto a dar uma ajudazinha quando for necessário. Seja a pessoa que abre a porta, que ajuda a carregar sacolas, que pega algo que caiu no chão. Não espere ser chamado a fazer isso nem conte com futuras recompensas – esse não é, definitivamente, o espírito da coisa.

5 – Pare de dar desculpas

A verdade é simples: suas atitudes têm a ver sempre com as suas escolhas, exceto por momentos imprevistos, que costumam ser realmente raros. De resto, quando você não entrega algo dentro do prazo previsto, por exemplo, significa apenas que você não é uma pessoa muito boa em administrar seu tempo, e aí não tem nem por que se desculpar. Reconhecer seus erros é melhor do que pedir desculpas, inclusive se a ideia é conseguir o respeito de alguém.

6 – Não alimente sua raiva

Ficar guardando raiva não faz mal a ninguém, a não ser à pessoa que faz isso, então o negócio é esvaziar a cabeça, respirar fundo, ouvir uma musiquinha legal e fazer uma autoanálise: seu objeto de raiva merece toda essa atenção? Vale a pena ou isso tudo vai apenas colaborar para que você desenvolva uma úlcera ou passe por uma bela noite de insônia?

7 – Mudar é preciso

É aquela coisa: não se pode esperar resultados diferentes se você não muda suas ações. É preciso, constantemente, aprender novas habilidades, conhecer novos horizontes, descobrir novos caminhos e experimentar coisas diferentes. Além disso, vale sempre reconhecer os progressos feitos ao longo do caminho – dessa maneira, você se torna um ser humano melhor e mais bem respeitado.

Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: