publicidade

11 coisas que você não deve dizer em seu primeiro dia de trabalho

06/01/2018 às 04:003 min de leitura

1 – “No meu último emprego...”

Fale sobre o que você fazia anteriormente, mas não de modo a querer importar suas atitudes e tarefas de quando estava nesse trabalho para o seu novo ambiente. No primeiro dia na empresa, você não precisa ser a criatura mais quieta do lugar, mas um pouco de humildade sempre vai bem. Não banque a pessoa que acha que tem toda a experiência do mundo e sabe de tudo.

2 – “Nossa, isso é a coisa mais legal do mundo!”

É normal que você queira interagir com seus novos colegas e conquistar a simpatia de todos, mas é preciso encontrar uma maneira natural de fazer isso e evitar ao máximo usar sentenças que demonstrem que você está concordando com algo que eles dizem apenas para soar agradável. Seja você mesmo.

3 – “Quando vou ter um aumento?”

Ainda que essa seja uma pergunta obviamente inconveniente para um primeiro dia de trabalho, não é exatamente incomum que algumas pessoas já comecem indagando sobre aumentos salariais. Espere os três meses de experiência, no mínimo, antes de pedir para ganhar mais.

4 – “Às sextas-feiras eu costumo sair mais cedo”

Eis uma sentença curtinha capaz de fazer com que uma pessoa seja malvista logo de cara. Adivinha só? Todo mundo gostaria de sair antes do fim do expediente na sexta-feira. Não comece já impondo regalias. Fica feio – além do mais, o esperado de um funcionário novo é dedicação, esforço e vontade de trabalhar, não o contrário.

5 – “Espera aí, já vou”

Todo mundo sabe que o primeiro dia de trabalho é geralmente cheio de tarefas e de gente pedindo para que você assine contratos, entregue exames, entenda o sistema de ponto de entrada e saída, conheça outros departamentos, tire cópias de documentos e por aí vai. Mostre-se disposto a fazer o que as pessoas pedem, mesmo que isso signifique que você precise pausar alguma atividade menos importante.

6 – “Quem é legal e quem eu devo evitar por aqui?”

Péssima forma de pedir para que algum colega de trabalho apresente você às outras pessoas. Se você reparar, em muitas entrevistas de emprego o candidato é questionado a respeito de fofocas em ambiente corporativo – isso tem um motivo: falar mal de outras pessoas não é nada legal para a empresa, seja ela qual for. Conheça as pessoas, faça seus próprios julgamentos e guarde-os para si.

7 – “Não foi dessa maneira que eu aprendi”

Ah, que beleza se tudo na vida fosse da maneira como aprendemos... A verdade é que existe, sim, uma ideia central sobre as atividades exercidas, mas métodos diferentes de realização. O jeito é se adaptar, aprender o que for preciso e, de preferência, não deixar que seus novos chefes fiquem ouvindo da sua boca sobre tudo aquilo que você não sabe fazer.

8 – “Isso não faz sentido”

Você tem todo o direito de não gostar das políticas da empresa na qual está trabalhando, mas precisa aprender a filtrar o que pode e o que não pode ser dito logo no seu primeiro dia na companhia. Falar que algo não faz sentido é uma maneira de criticar o sistema que você mal conhece. Isso faz com que você seja visto de uma maneira bastante negativa, não tenha dúvidas. Se algo parece não fazer sentido, busque conhecer melhor essa coisa. É uma boa maneira de não parecer uma pessoa chata e arrogante logo no primeiro dia de trabalho.

9 – “Meu antigo chefe era um mala”

Talvez fosse mesmo, mas a verdade é que não pega bem falar mal de seu antigo trabalho ou do seu ex-chefe logo no primeiro dia em um novo emprego. A forma como você fala de outras pessoas influencia, e muito, a maneira como sua imagem é percebida pelos demais. Uma vez que sua primeira impressão tenha sido ruim, vai ser bem difícil mudar as coisas.

10 – “Estou morrendo de cansaço”

Quer fazer bonito? Então demonstre ter energia e disposição, fatores que vão contra a ideia de cansaço logo nas primeiras horas de um novo trabalho.

11 – “Gostaria de convidar vocês para irem à minha igreja no próximo domingo”

Tenha a fé que quiser, mas não misture assuntos religiosos com questões de trabalho. Assim como é possível que alguém frequente o mesmo templo religioso que você, é provável que outras pessoas se sintam desconfortáveis com esse tipo de convite. Falar sobre religião é algo que gera polêmica e pode prejudicar seu relacionamento com outros colegas. Na dúvida, evite.

***

Agora que você já tem uma boa ideia de como o que você diz no seu primeiro dia de trabalho pode arruinar a sua estadia na empresa nova, conte para a gente como você se sai quando está começando algo diferente. Tem dificuldades ou tira a situação de letra?

*Publicado em 17/10/2016

Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: