10 dicas para quem não consegue se concentrar por muito tempo

17/01/2019 às 13:002 min de leitura

1 – Você tem um minutinho para ouvir a palavra da Lei de Pareto?

De acordo com ela, 80% das consequências têm origem em 20% das causas, o que basicamente significa que antes de começar a realizar uma atividade, o mais esperto a se fazer é entender onde a sua energia será focada, uma vez que, de acordo com a Lei de Pareto, a mínima atenção dada a um ponto pode trazer resultados grandiosos.

2 – Aposte nas maratonas de 30 minutos

Funciona assim: durante 30 minutos de cada vez você se foca em fazer uma coisa com todo seu esforço e toda a sua energia. Uma vez que o tempo tenha acabado, faça um intervalo e, depois, volte para o mesmo esquema. Seu dia vai ter um rendimento bem melhor.

3 – Seja uma pessoa zen

Esse conselho todo mundo ouve e não é de hoje. A verdade é que a meditação aumenta, e muito, a nossa capacidade de manter o foco em qualquer atividade. De tempos em tempos, tire cinco minutinhos do seu dia para fechar os olhos e se manter focado apenas em sua respiração. É o que basta.

4 – Descanse um pouco

Se você tem a oportunidade de tirar um cochilo mágico depois do almoço, não deixe de fazer isso nem se sinta mal pelos minutos de descanso. Depois de longos períodos de foco intenso, seu corpo vai pedir para descansar um pouquinho, e isso não é errado. Uma soneca de até meia hora já basta – vale lembrar que é preciso ter boas noites de sono para se sentir bem disposto, hein!

5 – Faça uma listinha por dia

Nessa lista, coloque três metas realistas que precisam ser alcançadas naquele dia para que seu rendimento seja como esperado.

6 – Invista nas manhãs

Para a maioria das pessoas, o período da manhã é sempre o mais produtivo, e, justamente por isso, é preciso se manter o mais focado possível antes do horário do almoço, para que qualquer falta de produtividade à tarde não seja um problema grave.

7 – Não seja multitarefas

Fazer várias coisas ao mesmo tempo não é, necessariamente, algo bom. O ideal é que você mantenha o foco somente em uma atividade, o que evita distrações e melhora seu desempenho. Feche outras abas do seu computador, evite checar emails, prefira músicas instrumentais e mantenha o foco em uma coisa só.

8 – Cheque seus emails em horários específicos

Como falamos no item anterior, conferir sua caixa de entrada de emails a cada dois minutos e responder àqueles que precisam ser respondidos é uma forma de atrasar o seu trabalho. O segredo aqui é estipular horários durante o dia para fazer essa tarefa – assim você não se atrapalha e continua dando prioridade à sua caixa de entrada.

9 – Substitua cafeína por exercícios físicos

Fazer atividades aeróbicas é algo que melhora bastante a sua capacidade de concentração e a sua produtividade. Por isso, pense melhor sobre aquela matrícula na academia, que você está adiando há muito tempo. Será que não está na hora de encarar a situação de vez e de começar a mexer o corpo com mais frequência?

10 – Tente manter o bom humor

Ficar de cara fechada e deixar-se inundar por pensamentos negativos é apenas uma maneira mais fácil de desperdiçar um dia inteiro pensando em coisas que não levam a nada e se irritando. Esse tipo de situação acaba por atrapalhar a sua produtividade, então a melhor coisa a ser feita é buscar maneiras de se manter para cima: vale desde dançar a sua música favorita até fazer uma lista de todas as coisas legais que aconteceram na sua vida no último ano.

***

Agora conte para a gente: quais desses hábitos você já tem e quais acha que são difíceis de manter?

Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: