publicidade

8 métodos infalíveis que vão te impedir de procrastinar

02/01/2018 às 03:002 min de leitura

1 – Tire as distrações do caminho

Distrações atrapalham os planos até de quem não tem o costume de deixar tudo para a última hora, então não chega a ser uma surpresa que elas perturbem a vida do procrastinador também. Nesse sentido, é preciso se blindar: evite abas em excesso no seu navegador, deixe as redes sociais para depois, silencie o seu celular e faça de tudo para que seu cérebro não tenha com o que se distrair.

2 – Tente a técnica dos 10 minutos

Funciona assim: você se mantém focado na sua tarefa por 10 minutos e descansa por dois minutinhos, repetindo o esquema cinco vezes. Dessa forma, em uma hora você terá conseguido fazer 50 minutos de trabalho e, aos poucos, conseguirá organizar suas tarefas e cumprir todas as metas.

3 – Crie um prazo de mentirinha

A verdade é que quanto menos tempo você tiver para terminar uma tarefa, mais rápido vai resolver esse problema, então o jeito é mentir um pouquinho para você mesmo, criando prazos menores para a finalização de um projeto. Dessa forma, é bem possível que você termine tudo a tempo.

4 – Peça ajuda!

Se você já sabe que não é do tipo que cumpre metas com muita facilidade, peça ajuda sem medo: vale recorrer a amigos, familiares, despertadores, aplicativos, colegas de trabalho. O que importa é garantir que algo ou alguém permaneça lembrando a você que há coisas que precisam ser feitas e logo.

5 – Mexa esse corpitcho

Praticar atividades físicas é uma forma de cuidar da saúde do cérebro, que fica mais atento depois de uma boa sessão de exercício. Vale tudo: caminhar, correr, nadar, pedalar, dançar, malhar... Movimentar o corpo é uma forma bastante eficiente de se manter focado ao longo do dia e, por consequência, deixar a procrastinação de lado.

6 – Faça pequenas pausas e as cronometre

O cérebro humano não consegue se manter focado em uma atividade só por muito tempo, então faça pequenas pausas ao longo do dia, e cronometre esse tempo para que a coisa não saia da linha: se é de 10 minutos que você precisa para se sentir bem novamente, agende um despertador e, nesse tempinho de descanso, se alongue, tome alguns copos de água, escute uma música, coma alguma fruta ou simplesmente fique de olhos fechados, focando sua atenção apenas nos movimentos que seus pulmões fazem enquanto você respira. Depois disso, é produtividade garantida.

7 – Se não deu certo, tente de novo

Nada de desistir só porque um prazo foi perdido ou um trabalho não foi feito da maneira como deveria ter sido. Assim como não vale desistir da dieta só porque uma torta de chocolate cruzou o seu caminho, não é bacana assumir a postura da pessoa que ostenta o papel de procrastinadora. Nem pense em se render à ideia de “ah, eu já perdi a manhã inteira mesmo, então agora não vou fazer mais nada” – olha a cilada! Mesmo que sua manhã tenha sido inteira dedicada à TV e ao pijama, isso não significa que o resto do seu dia tenha que ser de produtividade zero também.

8 – Tenha incentivos

Funciona com o cachorro que ganha petisco depois de seguir um comando e funciona com você também, ser humano procrastinador. Esse é um jeito legal, inclusive, de se comprometer a terminar tarefas dentro do prazo: prometa-se algum tipo de mimo – se for comida, que seja só de vez em quando, hein – sempre que terminar uma tarefa daquelas que você costuma procrastinar.

***

Você tem alguma dica infalível para conseguir cumprir todas as suas tarefas sem procrastinar? Conte para a gente nos comentários!

*Publicado em 7/11/2016

Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: