5 maneiras de lidar com pessoas melhores do que você
462
Compartilhamentos

5 maneiras de lidar com pessoas melhores do que você

Equipe MegaCurioso
Último Vídeo

Não é incomum que, em meio a diversas pessoas com personalidades diferentes, você passe a se comparar com os outros e se sentir mal sobre si mesmo. Pode ser por causa daquele colega que tem facilidade nos estudos e sempre sabe as respostas ou aquele amigo que vai muito bem em sua carreira. Se você sente que a sua autoestima está indo “ladeira abaixo”, aqui vão algumas dicas para lidar com isso:

1. Reconhecer a verdade

A primeira coisa a se fazer é reconhecer a verdade: sempre existirão pessoas em condições melhores que as suas. Mas isso não é nada, já que você também está melhor que outras pessoas e assim por diante. Seja receptivo e tente aprender com quem você admira.

2. Não fique se comparando

Pode parecer clichê, mas a premissa é verdadeira: cada pessoa é única e possui seu próprio conjunto de pontos fortes e fracos. Os indivíduos com os quais você se compara chegaram onde estão por trabalharem bem com suas qualidades. Você também tem o seu conjunto de coisas boas e o melhor que pode fazer é ser honesto com você mesmo e se esforçar para se aperfeiçoar.

3. Conheça os seus pontos fortes

Agora que você passou da fase de se comparar, que tal se concentrar nos seus pontos fortes? Primeiro, você precisa fazer uma autoanálise: você tem um senso de humor diferente ou talvez tenha mais facilidade para entender assuntos que ninguém dá conta no trabalho? Tudo isso pode ser ainda mais aprimorado! Quando você passa a notar e valorizar o que você tem de melhor, todos a sua volta também passam a te perceber.

4. Aprimore-se

Se o seu problema é no trabalho ou nos estudos e você se sente menos capaz que os seus colegas, tenha calma: se lhe faltam habilidades técnicas, comece a aprendê-las. Faça perguntas, tire suas dúvidas, não tenha medo de parecer estúpido. Da próxima vez que você se sentir inseguro, faça uma pausa, respire e tente não sucumbir aos pensamentos negativos.

5. Lembre-se: você não controla tudo

Não importa o quanto você se esforçou, nem sempre vai receber aquela promoção ou mesmo o reconhecimento que merece. Não desista: a sua evolução é o maior “prêmio” aqui. Você pode não ser a pessoa mais inteligente ou a mais criativa, mas você sempre pode ser a mais preparada. Por isso, se apegue a este ponto e continue a se tornar quem você deseja ser.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.